Cotidiano

Bumlai pede a Moro para continuar preso em casa

BUMLAI.jpgSÃO PAULO ? O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, pediu ao juiz Sérgio Moro a renovação da prisão domiciliar dele. Bumlai alegou que o tratamento contra o câncer da bexiga teve que se interrompido após ele apresentar sintomas de desmaios, tonturas e dificuldades respiratórias.

Desde março, Bumlai cumpre prisão domiciliar monitorado por tornozeleira eletrônica. Na época, Moro autorizou, por três meses, o cumprimento da prisão preventiva em casa para que ele pudesse tratar o câncer. Após esse período, que se encerra no dia 19 de agosto, a situação do pecuarista seria reavaliada.

Bumlai tem autorização apenas para saídas que envolvam intervenção cirúrgica, internação, aplicação de medicamentos, consultas e providências médicas em geral. Sempre que algum destes procedimentos for necessário, os advogados de defesa devem informar a Justiça Federal com antecedência.

Autorizado pela Justiça, o empresário passou por uma série de exames no Hospital Sírio Libanês no último dia 21. Segundo seus advogados, a equipe médica que o acompanhou pediu que ele fizesse o Programa de Reabilitação Cardíaca no hospital. Ele passará por 36 sessões ? três vezes por semana ? na unidade para melhorar a sua capacidade funcional e prevenir os fatores de risco cardiovasculares.

Bumlai responde por corrupção passiva, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro perante a Justiça Federal. A 21ª fase da operação, deflagrada em novembro de 2015, recebeu o nome de “Passe Livre” devido à amizade entre o pecuarista e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que passou a ser investigado na 24ª etapa. Recentemente, ele foi denunciando ao lado de Lula por obstrução à Justiça.