Cotidiano

Buenos Aires vai desativar zoológico acusar de maltratar animais

RIO – A prefeitura de Buenos Aires, na Argentina, vai tomar conta de um zoológico que há anos vem sendo criticado pela maneira como trata seus animais. O local será transformado um parque ecológico voltado para conscientizar sobre a necessidade de preservação do ambiente.

Os cerca de 1500 animais do zoológico serão levados para santuários no país e no exterior onde espera-se que receberão melhor tratamento. Apenas 50 animais ficarão no local, porque estão debilitados demais para serem transportados.

– As condições do cativeiro são degradantes para os animais, não é a maneira de cuidar deles – disse o prefeito Horácio Rodríguez Larreta.

A orangotango Sandra é um dos que vai ficar onde está. Há dois anos, ela esteve no centro de um debate devido a preocupações quanto a sua vida e saúde. Na época, ativistas ganharam uma batalha legal que terminou quando a justiça conferiu ao animal o status de “não-humano com direitos”.

O zoologico fundado em 1875 fica no bairro de Palermo, um dos mais nobres de Buenos Aires. Há tempos vem sendo alvo de denúncias. Ativistas criticaram, por exemplo, a forma como a instituição mantinha seus ursos polares durante o verão rigoroso da cidade. O último desses animais morreu há mais de três anos, durante a temporada de calor.

Em 2015, morreram um filhote de girafa e dois lobos marinhos, além de uma mara, roedor bastante comum na Patagônia.