Cotidiano

Bueno diz que reforma previdenciária é imprescindível à superação da crise

Um dos temas mais comentados nos últimos meses são as reformas propostas pelo governo na tentativa de encontrar um caminho para a superação definitiva da mais grave crise já enfrentada pelo País. E entre elas, a principal e mais polêmica é a da Previdência Social, que ensejou o quebra-quebra do dia 24 de maio, em Brasília.

O deputado federal paranaense Rubens Bueno (PPS) reconhece como legítima a preocupação dos trabalhadores com a mudança das regras para aposentadoria, mas não vê outra saída. “Imagine que você tira R$ 180 bilhões de um ano como esse do Tesouro Nacional, que seriam destinados à saúde e à educação, para tapar furo da Previdência. É preciso reformá-la assim como qualquer país do mundo faz para exatamente ter um equilíbrio dos cálculos atuariais, avaliar questões demográficas, entre outros”, disse ele em visita à redação de O Paraná.

 

CRISE POLÍTICA

Sobre a crise política, Bueno entende que ainda sobraram duas alternativas após a manutenção do mandato de Michel Temer pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Diante do fato de o presidente ter descartado a possibilidade de renúncia, ele entende que é necessário aguardar primeiro a conclusão do inquérito aberto pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por conta do caso JBS. “O impeachment seria a última saída”, resumiu.

Sobre a reforma política, Bueno entende que é preciso repensar o sistema. “O presidencialismo tal qual existe no Brasil não funciona. É crise a todo o momento. Temos que pensar em algo mais ágil, rápido, que não provoque tanta crise, que é o que contamina a economia do País”, ressaltou ele, um sistemático defensor do parlamentarismo.