Cotidiano

Buddy Valastro volta ao Brasil para novo reality gastronômico

2013 610193316-2013 608099337-2013042606335.jpg_20130426.jpg_20130505.jpgRIO – ?Boa tarde, como vai??, diz Buddy Valastro do outro da linha telefônica, num português bastante carregado. A intimidade do chef americano com o país só vem aumentando nos últimos anos. Após comandar o ?Batalha dos confeiteiros Brasil?, na Record, no segundo semestre de 2015, Buddy está de volta ao Brasil para uma nova empreitada: o reality ?Cozinha em guerra?, formato inédito em que 13 duplas disputam um prêmio de R$ 200 mil ? o programa será exibido na Record e no Discovery Home & Health, com estreia em junho.

No canal pago, Buddy, atualmente, estrela a terceira temporada do ?Batalha dos confeiteiros ? América Latina? (sextas, 21h40m), e a oitava temporada do ?Cake boss? (terças, 21h50m).

? Eu sou um grande fã de realities de gastronomia, não só porque o tema tem a ver com o meu trabalho, mas porque inspira pessoas em suas próprias aventuras. Minha mãe, minha avó, todas cozinham. E sei que no Brasil muita gente cozinha também. Cozinhar conecta as pessoas ? afirma ele, contando que costuma ver ?Chopped? (aqui exibido no Food Network).

Programa que catapultou Buddy à fama, o ?Cake boss? mostra a rotina dele com a família no comando da Carlo?s Bakery, em Nova York. Ele conta já estar acostumado às câmeras.

? Quando se trabalha em família, tem que saber separar o pessoal do profissional. Há partes ruins, mas há mais partes boas. Ninguém se importa mais do que eles.

Sobre a experiência no Brasil, Buddy conta que vem se surpreendendo. No início, relembra, chegou a ter medo de trazer a mulher e os filhos. Hoje, se sente protegido.

? Eu sou tão bem tratado, que as pessoas me fazem querer voltar para cá. Gosto de trazer a minha família, tenho amigos. Já entendo muitas palavras, como ?bom dia” , ?boa noite?, ?obrigada?, ?brigadeiro? (risos).

Brigadeiro, aliás, é uma das receitas preferidas do chef. Ele também está encantado com a feijoada e as coxinhas.

? Assim como a cozinha americana, a brasileira tem referências de vários lugares do mundo. Afinal, é gente de todo o mundo que mora no Brasil ? compara ele, contando que se identifica com os brasileiros por ser bastante emocional. ? Durante as gravações, muitas vezes percebo as lágrimas caindo dos meus olhos.