Cotidiano

Bruxelas impõe novas medidas antidumping contra aço chinês

TAIWAN-ECONOMY_OUTPUTBRUXELAS – A Comissão Europeia impôs, nesta sexta-feira, novas medidas antidumping contra os produtos siderúrgicos da China e de Taiwan, em um momento de campanha para proteger aos fabricantes europeus deste produto que tem excedentes no mercado mundial.

Os produtos originários da China terão de pagar taxas variando de 30,7% a 64,9%, enquanto os impostos sobre os de Taiwan oscilarão de 5,1% a 12,1%, explicou o órgão Executivo da União Europeia.

A investigação da Comissão, aberta em outubro de 2015 após uma demanda do setor siderúrgico europeu, concluiu que os produtos chineses e taiwaneses eram vendidos com práticas de dumping ? o que significa que as empresas cobravam um preço menor do que o custo de produção.

Os produtos afetados por estas medidas são usados para unir tubos e canos de aço e geralmente são usados na indústria petroquímica, de alimentos, naval, na produção de energia e ainda na construção.

Esta medida faz parte das ações da UE contra a China ? que responde por mais da metade da produção mundial de aço ? por inundar os mercados mundiais, violando acordos comerciais internacionais.

A União Europeia adotou 39 medidas antidumping ou antisubvenções contra produtos siderúrgicos em 17 dos casos procedentes da China.