Esportes

Bruno e Alison vencem italianos e conquistam o ouro

RIO ? Debaixo de chuva, Bruno e Alison conquistaram a medalha de ouro na final olímpica do vôlei de praia na Arena de Copacabana ao venceram os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17).

vôlei de praia 1808

Logo no início, os italianos chegaram a abrir quatro pontos de vantagem, 6-2. Mas os brasileiros reagiram e empataram em 8 a 8. A partir daí, as duas duplas começaram a se alternar na frente do placar. Ora o Brasil virava, ora a Itália. A todo o instante, Alison, o “Mamute”, pedia o incentivo do público, que correspondia. O set foi disputadíssimo. Em 20 minutos de partida, o Brasil já tinha o set point. Em 22 minutos, Alison e Bruno fecharam o primeiro set em 21 a 19.

O segundo set foi tão duro quanto o primeiro. Mas os italianos, a fim de conquistar o ouro, foram em busca da vitória e chegaram a abrir três pontos de vantagem. Alison e Bruno, porém, tinham o mesmo objetivo e eles enconstaram no placar, que chegou a ficar em 13 a 13. Em seguida, viraram.

Bruno e Alison vencem dupla italiana e garantem ouro brasileiro no vôlei de praia

AcervoVôlei

Os dois se conhecem há cerca de dez anos e foram parceiros no início da carreira. Mas foi a partir do final de 2013 que eles, mais experientes e maduros, se reencontraram para formar a dupla que, só no ano passado, conquistou medalha de ouro em cinco torneios internacionais. Ainda em 2015, Bruno foi eleito o melhor jogador de vôlei de praia do mundo pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Alison, por sua vez, foi eleito o melhor bloqueador, repetindo o feito de 2011.

A vitória de Alison e Bruno Schmidt marcou também o melhor desempenho do Brasil em Jogos Olímpicos, igualando os cinco ouros conquistados na Grécia, mas superando em números de medalhas de prata (segundo critério de desempate). Na Rio-2016, o Brasil já obteve cinco pratas. Em Atenas-2004, foram apenas duas.