Cotidiano

BRT Transolímpico só abrirá para a população após os Jogos

2015_813912724-2015050564655.jpg_20150505.jpgRIO – O BRT Transolímpico ? nova via expressa com pedágio entre Deodoro e Barra da Tijuca ? só começará a operar comercialmente depois das Olimpíadas. Durante o evento, apenas integrantes da família olímpica e o público com ingresso para os Jogos poderá fazer uso dos ônibus de BRT no corredor de veículos articulados. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela Secretaria municipal de Transportes, ao divulgar o plano de implantação de faixas exclusivas ou prioritárias para a circulação das delegações na cidade. As faixas vão operar de 25 de julho a 22 de agosto. Veículos não credenciados estão sujeitos a multa de R$ 1,5 mil. Jogos

O sistema vai operar apenas com três pontos de parada: terminal do Recreio dos Bandeirantes (SalvadorAllende), Parque Olímpico e Magalhães Bastos.

O caso do BRT Transolímpico não é o único. Depois de uma série de atrasos na execução das obras, a Linha 4 do Metrô (Barra-Zona Sul) começará a operar no dia 1º de agosto também apenas com a família olímpica.

Ao todo, a cidade terá 21 faixas que só poderão ser usadas por carros oficiais das delegações. Essas faixas poderão ser identificadas pela cor verde e já começaram a ser pintadas em alguns pontos, como na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. Estão previstas ainda faixas exclusivas, mas sem interdição completa do trânsito na Linha Amarela, Ayrton Senna e no Elevado do Joá. No caso do Joá, as faixas ocuparão as duas pistas antigas da parte superior do elevado.

Além das faixas exclusivas, também serão implantadas 51 faixas classificadas como prioritárias. Nelas, além de veículos olímpicos, será permitida a circulação de ônibus e táxis. A relação completa das vias com faixas exclusivas e prioritárias pode ser consultada em http://www.cidadeolimpica.com.br/informacoes-gerais.