Esportes

Bronze em prova de Isaquias, canoísta da Moldávia é suspenso por doping

O canoísta Serghei Tarnovschi, atleta de 19 anos da Moldávia e medalhista de bronze na prova C1 1000m na Olimpíada do Rio, foi ?suspenso com efeito imediato? pela Federação Internacional de Canoagem (ICF), nesta quinta-feira. Tarnovschi foi flagrado em um exame antidoping realizado antes do período de competição, segundo o comunicado da ICF.

Com a suspensão imediata, Tarnovschi não poderá disputar as baterias classificatórias da C2 1000m, marcadas para a manhã desta sexta-feira. A federação internacional não informou ainda se anulará ao bronze conquistado pelo moldavo na terça-feira, na prova C1 1000m. Caso o resultado seja anulado, a medalha passaria para o quarto colocado, o russo Ilya Shtokalov. A ICF também não detalhou a data do exame antidoping que flagrou Tarnovschi, tampouco a substância encontrada.

Serghei Tarnovschi, de 19 anos, é um dos nomes mais promissores da canoagem da atualidade. Ele disputaria nesta sexta-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas, as baterias classificatórias da categoria C2 1000m ao lado do irmão mais velho, Oleg, de 24 anos. Os irmãos Tarnovschi vinham como fortes concorrentes a uma medalha na prova de duplas: eles levaram ouro na C2 1000m em 2015, a Copa do Mundo de canoagem em Racice, na República Tcheca.

A distância de 1000 metros é a especialidade de Serghei, que foi bronze na prova individual desta distância (C1 1000m) nesta Olimpíada do Rio, chegando atrás somente do brasileiro Isaquias Queiroz, prata, e do alemão Sebastian Brendel, ouro. Ele também havia levado bronze na C1 1000m no Mundial de canoagem de 2015, em Milão.