Esportes

Britânico que conquistou ouro tinha 5% de chances de sobreviver a doença

5568.jpgRIO – O caminho para uma medalha de ouro nunca é fácil, mas foi especialmente complicado para o britânico Chris Mears. Antes de chegar ao local mais alto do pódio na prova de trampolim de três metros, categoria dos saltos ornamentais, Chris sobreviveu a uma doença de alto risco no baço quando era adolescente. Médicos chegaram a afirmar que ele teria apenas 5% de chances de sobreviver.

? Eu ainda não consigo acreditar que isso aconteceu. Eu vim da porta da morte até aqui. Estou muito orgulhoso ? afirmou o atleta, de 23 anos, após ganhar a medalha, ao lado de Jack Laugher, na última quarta-feira.

Em 2009, quando tinha 16 anos, Chris contraiu um vírus, durante uma competição, que causou uma ruptura em seu baço. Foi nesse momento que ele recebeu o diagnóstico desanimador.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

O atleta teve o baço removido, e teve que ficar um mês internado, incluindo três dias em coma. Durante o tratamento, Chris teve que, naturalmente, parar de treinar, e segundo sua madastra, Katy Mears, essa experiência mostrou a ele a importância dos saltos ornamentais em sua vida.

? O fato de ele ter que decidir voltar o fez perceber o quão importante (o esporte) era para ele. E, a partir daquele momento, sua atitude e seu comportamento mudaram completamente, e acredito que é daí que o seu sucesso veio ? explicou Katy ao ?The Guardian?.

A doença não foi a única tragédia na vida de Chris: sua mãe morreu quando ele tinha dois anos. Mas ele também soube tirar força do episódio.

? Apesar de eu ser muito jovem para lembrar, é algo que carrego comigo até hoje. Sempre mantive minha cabeça em pé, e essa experiência me fez mais forte, e não mais frano ? relatou ao ?Daily Mail?.