Cotidiano

Brinde de sexta-feira é no Vinhos de Portugal no Rio

RIO – As taças já tomam conta do CasaShopping na tarde desta sexta-feira, primeiro dia do Vinhos de Portugal no Rio. Cariocas e portugueses compartilham experiências sobre as castas da Terrinha e aproveitam para brindar a chegada do fim de semana, numa realização do GLOBO e do jornal português “PÚBLICO”.
Até domingo, 66 produtores estão no Mercado de Vinhos mostrando as safras mais emblemáticas de Portugal e as novas criações. Numa prova informal, o arquiteto Ricardo Arruda aproveitou para conhecer melhor os vinhos portugueses.
“Adoro vinho e desconheço as regiões portuguesas. Quando soube do evento, quis vir logo no primeiro dia para ter a chance de voltar. Está muito organizado”, elogiou Arruda.
Além do Mercado, as provas orientadas atraíram inúmeros enófilos. Na tarde desta sexta-feira, o jornalista Pedro Garcias, do “PÚBLICO”, falou sobre os grandes rótulos brancos. Na sequência, o colunista Pedro Mello e Souza abordou os vinhos brancos do século XXI.
Para quem não havia feito inscrições, o Espaço Senac e Tomar um Copo garantiram o brinde. A sommelière Deise Novakoski recebeu os convidados numa área montada para harmonização de vinhos e comidinhas. Por lá, passaram os chefs Frédéric Monnier, Teresa Corção e
“Sempre tive interesse em harmonizar comida e vinho, mas nunca parei para aprender. Adorei o Espaço Senac e quero voltar outro dia”, disse a historiadora Simone Oliveira.
No Espaço Tomar um Copo, um bate-papo informal com os jornalistas abordou o vinho do Porto, os vinhos de Setúbal e as preferências de Eça de Queirós.
O evento é uma realização do GLOBO e do jornal português ?PÚBLICO?, com patrocínio do Senac, do Casa Shopping e da Deli Delícia e parceria do Vinhos de Portugal.