Variedades

Brincadeiras ao ar livre são fontes de autoconfiança

As brincadeiras trazem benefícios, pois as crianças estão construindo a base do desenvolvimento

Brincadeiras ao ar livre são fontes de autoconfiança

Alguns pais que exigem valores e determinações de seus filhos que não são condizentes com a idade, como, por exemplo, antecipar o processo de leitura e escrita. As crianças não devem ser pressionadas a aprender, mas devem ter estimuladas à criatividade e o prazer do aprendizado. Para isso elas precisam de sentidos aguçados, de corpo em ação e vitalidade e necessitam de brincadeiras ao ar livre, para que a natureza esteja presente a todo o momento na alimentação, na brincadeira, no lazer, no entretenimento e na arte.

Crianças precisam se sujar de terra ou de lama, brincar com água, com amigos e também sozinhas. Todos esses momentos constroem o ser da criança.

Para brincar, as crianças precisam de nosso apoio, cuidado e segurança. Portanto, é um trabalho também do adulto buscar o encontro com a natureza como um contato consigo mesmo, a fim de trabalhar também a autoconfiança, o autocuidado, a contemplação. Dessa forma, é possível construir o caminho que não projete nas crianças os nossos próprios medos.

Pequenas quedas e machucados são naturais da infância e as crianças precisam sentir que o chão é duro, áspero, aprender a se cuidar, saber ter cuidado quando cair e se proteger diante dos riscos. Aprendizados que só acontecem na experiência.

Vivemos o cotidiano sem nos dar conta do quanto é importante sentir o contato com a natureza, do quanto o nosso corpo realmente precisa sentir a luz do Sol, respirar consciente e simplesmente nos divertir ou descansar em ambientes naturais.

As brincadeiras trazem benefícios, pois as crianças estão construindo a base do desenvolvimento. Na natureza elas encontram um ambiente vivo e diversificado, onde seus pequenos corpos podem se expandir, encontrar seus limites e dar vazão à vontade de viver e crescer. Quando a criança vai conhecendo o mundo por suas próprias experiências, ela desenvolve autoconhecimento e autoconfiança, “ingredientes” fundamentais para uma vida plena.

A falta desse tipo de brincadeira livre pode acarretar em sentimentos de insegurança, desestímulo e dificuldade de acreditar em si ao longo da vida. Sem falar dos problemas de saúde, como obesidade infantil, insuficiência de vitamina D, ansiedade, depressão e diversos outros transtornos que podem ser desencadeados pela falta de exposição ao Sol e de brincadeiras ao ar livre.

Fonte: Personare