Cotidiano

Briga nos tribunais por escultura de Picasso chega ao fim

0911PICASSOJP5-superJumbo.jpgRIO ? A briga judicial pela posse da escultura “Buste de Femme (Marie Thérèse)”, uma das estrelas da exposição de Pablo Picasso no Museum of Modern Art, chegou ao fim: as partes declararam ao jornal “New York Times” que chegaram a um acordo nesta quarta-feira, e a obra ficará com o colecionador Leon Black.

Em janeiro deste ano, Larry Gagosian, um famoso marchand e galerista de Nova York, entrou com uma ação contra a Pelham Holdings, agente da família real do Qatar. O motivo: as duas partes afirmavam ter comprado o busto diretamente de Maya Widmaier-Picasso, de 80 anos, filha de Picasso e Marie-Thérèse Walter, amante do artista representada no busto.

Gagosian alegava que havia comprado a escultura por aproximadamente US$ 106 milhões em maio de 2015, e que depois a revendeu, em boa fé, a Leon Black. Por outro lado, a Pelham afirmava que havia fechado um acordo com Maya em novembro de 2014, que teria vendido a peça por US$ 42 milhões.

Em uma nota conjunta, todos os envolvidos disseram que “têm o prazer de anunciar que as partes chegaram, em boa fé, a um acordo global, resolvendo todas as questões e ações relacionadas à obra ‘Buste de Femme (Marie Thérèse)’, Boisgeloup, 1931, de Pablo Picasso”.

O valor da indenização a ser paga aos representantes da família real do Qatar não foi revelado.