Cotidiano

Briga entre xenófobos e migrantes deixa feridos na Alemanha

BERLIM ? Uma briga entre radicais alemães de extrema-direita e requerentes de asilo deixou feridos e precisou ser apartada por até cem policiais em Bautzen, na fronteira com a Polônia. O local já havia visto ataques xenofóbicos, e as autoridades se disseram preocupadas com a escalada de violência após o episódio.

Segundo a polícia, cerca de cem pessoas entraram no confronto: cerca de 80 jovens alemães e 20 refugiados e migrantes. O incidente ocorreu após manifestantes de extrema-direita protestaram contra a presença dos requerentes de asilo numa praça central. Os refugiados partiram para cima deles, e o confronto levou a uma pancadaria.

A polícia, que tentou intervir com gás de pimenta e cassetetes, foi recebida com ataques com garrafas d’água e galhos jogados pelos requerentes de asilo. Os radicais de direita (que estariam alcoolizados, disse a corporação) seguiram o grupo quando este era escoltado de volta ao centro de acolhimento a refugiados onde dormem.

? Não foi uma anarquia, mas houve um momento caótico que durou cerca de uma hora ? disse o chefe da polícia local, Uwe Kilz.

A segurança da cidade foi reforçada pelo ministério local de segurança da Saxônia, onde fica Bautzen.

“Estou chocado e muito preocupado com a escalada. Condeno duramente a violência crescente nos confrontos que têm ocorrido entre grupos diferentes”, disse o prefeito da cidade, Alexander Ahrens.

Em fevereiro, um centro de refugiados improvisado na estrutura de um antigo hotel foi incendiado em circunstâncias investigadas como criminosas. E quando o presidente alemão, Joachim Gauck, visitou a cidade em março, foi insultado por manifestantes de extrema-direita. Apesar de ter um dos menores percentuais de realocação de refugiados dentro da Alemanha, a Saxônia concentrou outros incidentes isolados de xenofobia e confronto de 2015 para cá.