Cotidiano

Briga entre estados por água leva a conflitos e morte na Índia

india-agua.jpg

A antiga briga por água entre os estados indianos Karnataka e Tamil Nadu ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira: protestos violentos tomaram conta de diversas cidades em Karnataka após a Suprema Corte do país exigir que o estado forneça 12 mil pés cúbicos de água ? cerca de 340 mil litros ? por segundo, todos os dias, até 20 de setembro, a Tamil Nadu.

Os protestos se concentraram na cidade de Bangalore, centro tecnológico da Índia. Segundo informações da AP, quase 400 pessoas foram detidas por saques e vandalismo e um manifestante morreu. Prédios foram apedrejados e carros ? muitos com placas do estado de Tamil Nadu ? foram queimados.

A decisão da Suprema Corte nesta segunda-feira exigiu que a água fornecida por Karnataka saia do Rio Cauvery, que tem sua nascente no estado e foz em Tamil Nadu. Ele é a principal fonte hídrica para as plantações de arroz, onde as fracas monções deste ano estão deixando a água escassa. Disputas pela água de rios são comuns na Índia, onde a agricultura ainda é predominante na economia.

Através do Twitter, o governador de Karnataka, Siddaramaiah, pediu calma: “Violência não é o nosso caminho nem é uma solução para a crise atual. Vamos lutar por Cauvery pacificamente”, escreveu.

Na semana passada, a Suprema Corte já tinha ordenado que Karnataka fornecesse 15 mil pés cúbicos de água, ou 424 mil litros, por segundo para o estado vizinho por dez dias, começando no dia 5. Assim, a nova decisão reduziu a quantidade de água fornecida, mas estendeu o período por cinco dias, segundo o The New York Times. O estado de Tamil Nadu reinvindica na corte que Karnataka não cumpriu termos de um acordo de 2007.

No sábado, foram registradas manifestações violentas em ambos os estados.