Cotidiano

Brics devem fechar acordo aduaneiro para fomentar comércio no bloco

201610140530465052_RTS.jpg

GOA, Índia – O Brics deve fechar, neste domingo, um acordo entre autoridades aduaneiras para promover um crescimento do comércio entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, de acordo com fontes ouvidas pelo GLOBO. A ideia é diminuir a burocracia para facilitar as exportações e importações entre os cinco países.

brics_1510O memorando de entendimento do Comitê de Cooperação das Autoridades Aduaneiras do Brics proporá mudanças nas legislações aduaneiras, consultas em assistência técnica, facilitação de comércio e assistência administrativa para o desembaraço das mercadorias.

Deverá também estabelecer mecanismo de consultas para a coordenação de posições em negociações internacionais na área, tais como as que ocorrem na Organização Mundial do Comércio (OMC) e na Organização Mundial de Aduanas.

Um outro memorando de entendimento em cooperação ambiental também será assinado pelos ministros dos Brics. Ele cria um grupo de trabalho de Meio Ambiente voltado para a cooperação em qualidade do ar, água, biodiversidade, mudança do clima, gestão de recursos hídricos, Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A expectativa é compartilhar experiências, fazer consultas e pesquisas conjuntamente.

Para a área diplomática, haverá a assinatura de um memorando de entendimento para cooperação entre academias diplomáticas dos países do Brics para garantir a alta qualidade dos programas de treinamento de diplomatas. A orientação será trocar informações sobre os respectivos programas em matéria de metodologia, currículo de disciplinas, uso de tecnologia e intercâmbio acadêmico.

Segundo fontes oficiais ouvidas pelo GLOBO, estão pendentes as assinaturas do Acordo de Criação do Centro de Pesquisa em Ferrovias e do Acordo de Criação do Conselho Esportivo do Brics.