Cotidiano

BRF conclui aquisição de fatia em chinesa Cofco Meat

SÃO PAULO – A multinacional brasileira de alimentos BRF concluiu a aquisição de 1,99% de participação na chinesa Cofco Meat Holdings, em operação avaliada em US$ 20 milhões, conforme busca reforçar sua estratégia no continente asiático. A fatia equivale a 77.583.000 ações. A BRF acertou em 18 de outubro subscrever ações de emissão da empresa chinesa por meio da controlada BRF GmbH.

?O vasto conhecimento da Cofco Meat sobre o mercado chinês, bem como as boas práticas na observância das leis e normas do país é, sem dúvida, um grande atrativo para a BRF?, afirmou o chefe da BRF para a Ásia, Simon Cheng, em nota.

A Cofco Meat é uma produtora de alimentos de origem suína, com operações verticalmente integradas operando em todas as cadeias do segmento. De acordo com a BRF, a companhia possui 47 granjas de suínos, duas plantas de abate e duas plantas de carnes processadas, localizadas na China.

A empresa integra o grupo Cofco, estatal-líder em agronegócio no país e cliente da BRF há anos. O Grupo Cofco também mantém a liderança em cotas de importação de carnes.

No comunicado ao mercado desta quinta-feira, a BRF disse que a transação ?está em linha com o planejamento estratégico da companhia de criar uma presença ainda mais estruturada na China, mercado em transformação que oferece importantes oportunidades de crescimento?.

De acordo com Cheng, ?embora seja o maior mercado produtor e consumidor de carne suína do mundo, a China oferece importantes oportunidades de crescimento, pois é um mercado em transformação?.

A BRF também fez acordo com a Cofco Meat para reforçar a cooperação estratégica entre as empresas, que inclui o intercâmbio de boas práticas no gerenciamento e operação da cadeia produtiva, bem como a avaliação de oportunidades de colaboração.

A BRF opera na Ásia seu terceiro maior parque industrial, com seis unidades fabris, sendo cinco na Tailândia e uma na Malásia. No terceiro trimestre deste ano, a receita líquida operacional da empresa na Ásia totalizou R$ 1,28 bilhão, alta de 68,5% em relação a igual período do ano anterior.