Cotidiano

Brexit leva à redução de turnos em fábricas de subsidiária da General Motors

LONDRES – A fabricante de automóveis Opel, subsidiária europeia da americana General Motors, anunciou que vai reduzir a jornada em duas fábricas na Alemanha em função da menor procura por dois modelos, o Corsa e o Insignia, como consequência direta da saída do Reino Unido da União Europeia, informou a empresa em comunicado nesta sexta-feira.

De acordo com a nota, A Opel introduzirá a medida nas fábricas de Rüsselsheim e Eisenach, e o número de dias com menos horas de trabalho“dependerá fortemente das vendas dos modelos Insignia e Corsa no Reino Unido”. O país é o maior mercado dos dois carros. As duas unidades alemães empregam respectivamente 3 mil e 1.850 empregados. A Opel opera outras oito fábricas na Europa.

“O Brexit, atualmente, é um assunto problemático para todos que fazem negócios com o Reino Unido”, diz o comunicado.

A companhia, cujos resultados se recuperavam após vários anos de lucro modesto, antecipou um efeito negativo da desvalorização da libra esterlina em suas contas. A divisa recuou desde o referendo e isso reduz os números de vendas da montadora, que ao país muitos modelos fabricados no continente.

A General Motors conseguiu, entre abril e junho, seu primeiro lucro trimestral na Europa desde 2011, com as marcas Opel e Vauxhall. Mas seu objetivo de ser rentável ao longo de um ano completo na Europa, o que seria uma novidade em 16 anos, poderia não se realizar devido ao Brexit, alertou o grupo americano no fim de julho.

A GM estima que saída do Reino Unido da UE terá um impacto de US$ 400 milhões no segundo semestre “se as condições de mercado atuais continuem iguais até o fim do ano”.