Cotidiano

Brexit gera incertezas na economia global, diz FMI

m1204232.jpgWASHINGTON – O Panorama Econômico Mundial (WEO, na sigla em inglês) do Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou a sua revisão de julho ao Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. O título do documento é ?Incertezas no rescaldo do referendo do Reino Unido? e aponta que haverá uma redução de crescimento por causa da decisão de se isolar economicamente.

FMI_1907

Segundo a atual expectativa, o crescimento do Reino Unido neste ano será de 1,7% (uma redução de 0,2 ponto percentual em relação ao levantamento de abril) e, para 2017, o avanço da economia será de 1,3% (queda de 0,9 ponto percentual em relação à expectativa anterior). Mas os impactos no Reino Unido e no mundo ainda podem ser maiores.

?Antes do dia 23 de junho, quando o Reino Unido votou a favor de deixar a União Europeia, os dados econômicos e o comportamento dos mercados financeiros sugeriam que a economia global estava evoluindo, de acordo com as previsões do WEO de abril?, informa o documento, que completa: ?O resultado da votação do Reino Unido, que surpreendeu os mercados financeiros globais, implica na materialização de um importante risco de queda para a economia mundial. Como resultado, a perspectiva global para 2016-17 piorou, apesar de um desempenho melhor que o esperado no início de 2016?.

O documento do FMI ainda indica que, além do Reino Unido e a Europa, o Brexit vai impactar os Estados Unidos e a China. O Fundo afirma, contudo, que há muitas incertezas de como se dará esta saída e, por isso, os impactos podem ser ainda maiores. Segundo o Fundo, o corte de 0,1 ponto percentual no crescimento deste ano em relação ao projetado em abril (agora será de 3,1%) e da mesma grandeza nas expectativas para 2017 (agora estimado em 3,4%) se deveu, em grande parte, ao Brexit.