Cotidiano

Brexit ameaça investimento alemão no Reino Unido, aponta pesquisa

BERLIM – Em meio às incertezas desencadeadas pela decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE), a Grã Bretanha pode perder seu brilho aos olhos alemães. Uma pesquisa apontou que 25% das empresas da Alemanha planejam demitir funcionários no Reino Unido.

O levantamento, citado pelo jornal britânico ?Financial Times?, foi conduzido pela câmara de comércio da Alemanha e aponta que 35% das companhias alemãs com atividades ? sejam por meio de subsidiárias ou filiais ? no Reino Unido planejam diminuir o investimento em terras britânicas, enquanto 26% têm planos para demitir funcionários.

E apenas 7% dessas investiriam mais no Reino Unido. O quadro é bem distinto do que é visto quando a situação é a oposta, e são empresas britânicas em solo alemão. Nesse caso, 21% querem incrementar os investimentos na Alemanha.

A respeito do impacto do Brexit na própria Alemanha, diz o ?Financial Times?, a câmara de comércio reviu a previsão para suas exportações para o Reino Unido em função da desvalorização da libra e do enfraquecimento da economia britânica. A estimativa deste ano, que era de crescimento de 5%, passou para uma queda de 1%. E, para 2017, espera-se um recuo de 5%.

Segundo o jornal, cerca de metade das empresas que participaram da pesquisa disseram esperar queda tanto das exportações do país para o Reino Unido quanto das importações de produtos britânicos.