Cotidiano

Brexit ainda não afeta regras para turistas no Reino Unido

201606251354169942_AFP (1).jpg

RIO – A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE), através de referendo votado no último dia 23 de junho, não afeta as regras para entrada e saída de turistas no país, garantiu o Conselho Mundial de Turismo (WTTC, em inglês). Segundo a organização, a decisão tem claras consequências político, econômico e sociais, mas que, por enquanto, “não deve mudar a relação dos turistas que entram e saem da ilha”. Isso porque o processo de saída de um país membro, estabelecido pelo Tratado de Lisboa, leva até dois anos, podendo inclusive ser prorrogado.

BV-Reino Unido

Durante este período, a legislação sobre turismo permanecerá inalterada. O Reino Unido já não era signatário do Tratado de Schengen antes mesmo da decisão do referendo, que é o documento que estabelece as regras de entrada e permanência nos países da União Europeia que assinaram o documento. Pelo acordo, o turista brasileiro tem direito de ficar até 90 dias, a cada período de 180 dias.

Na ilha da rainha, no entanto, o período que o turista brasileiro pode permanecer é decidido pelo agente de imigração apenas na chegada fronteira. Em nenhum dos dois casos é necessário visto.

Os países da União Europeia que assinaram o tratado, no entanto, exigem seguro saúde com cobertura de, no mínimo 30 mil euros, diferente do Reino Unido, que não faz essa exigência.

IMPACTO DEVE SER ECONÔMICO

Especialistas da área concordam que ainda é cedo para analisar as consequências para o turismo. Os impactos devem ser, inicialmente, no setor de economia, principalmente com o enfraquecimento da libra. Se a tendência de queda da divisa britânica de confirmar, um dos possíveis impactos pode ser o barateamento de uma viagem para o país.

A decisão foi tomada por 51,9% dos britânicos, ou 17.410.742, que escolheram deixar a UE, enquanto 48,1%, ou 16.141.241, votaram por permanecer.