Cotidiano

BRDE e agência francesa firmam acordo milionário

Curitiba – O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e a AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) assinaram contrato no valor de 50 milhões de euros para financiamento de projetos de produção e consumo sustentáveis em todos os setores da economia. A assinatura foi no Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, com a presença de diretores das duas instituições, do governador José Ivo Sartori (RS) e do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet.

É o primeiro contrato do BRDE com uma instituição financeira internacional, na busca do Banco para ampliar suas fontes de recursos, diante da redução dos limites repasses pelo BNDES. A parceria histórica começou a ser trabalhada em 2016. Em setembro de 2017 foi assinado, na Agência Paraná do Banco, memorando de entendimentos, cumprindo etapa anterior à contratação dos recursos.

“Com os valores captados na AFD, o BRDE dá um importante passo para ampliar suas fontes de recursos, garantindo novos investimentos nos setores produtivos do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”, disse o diretor de Operações do BRDE no Paraná, João Luiz Regiani.

O diretor Financeiro do banco, Odacir Klein, destacou a importância da parceria para o futuro da instituição e elogiou o trabalho da equipe nas negociações com a AFD.

O embaixador francês Michel Miraillet disse que a abordagem do contrato é coerente com o Acordo de Paris e o compromisso dos dois bancos de desenvolver sistemas financeiros sustentáveis e responsáveis.

Os 50 milhões de euros contratados na AFD vão financiar projetos com impacto positivo no ambiente e clima na Região Sul do Brasil. O financiamento será viabilizado por meio do BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis, programa que oferece linhas de crédito para as áreas de energias limpas e renováveis; gestão de resíduos e reciclagem; uso racional e eficiente da água; agronegócio sustentável e cidades sustentáveis.