Cotidiano

Brasken anuncia compra da Cetrel por R$ 610 milhões

SÃO PAULO. A Braskem anunciou no início da noite desta sexta-feira a aquisição da Cetrel, empresa de serviços ambientais que pertence à Odebrecht Utilities ? divisão de serviços industriais do grupo baiano. Em comunicado ao mercado, a petroquímica, cujo controle é compartilhado entre Odebrecht e Petrobras, informou ter celebrado contrato pelo qual se compromete a comprar “a totalidade das ações detidas pela Utilities na Cetrel SA, representativas de 63,7% do seu capital votante e total”.

De acordo com a Brasken, a transação foi aprovada pelo seu Conselho de Administração e envolverá o desembolso de R$ 610 milhões, que serão pagos na conclusão da transação, que estará sujeita à aprovação pela Assembleia Geral de Acionistas da Brasken, podendo, por isso, sofrer “ajustes usuais deste tipo de operação”.

A Cetrel é uma empresa de serviços ambientais que iniciou suas operações em 1978, juntamente com as indústrias do Polo Petroquímico de Camaçari. Com mais de 100 clientes, sendo cerca de 70% no Polo de Camaçari, é responsável pelo tratamento e disposição final dos efluentes e resíduos industriais, monitoramento ambiental e fornecimento de água para uso industrial das plantas da Braskem naquele polo.

“A Cetrel tem um papel relevante na gestão dos processos ambientais das atividades do Polo Petroquímico de Camaçari, e sua aquisição busca garantir a segurança e confiabilidade das operações industriais no referido Polo, em linha com a estratégia da Companhia de reforçar sua operação petroquímica”, diz a Brasken no comunicado ao mercado.