Cotidiano

Braskem comunica ao mercado tentativa de acordo com EUA e Brasil

SÃO PAULO. A Braskem comunicou à Comissão de Valores Imobiliários (CVM) que negocia um acordo com autoridades norteamericanas e brasileiras para sanar denúncias de irregularidades envolvendo o nome da empresa, como pagamento de propina a agentes públicos.

A empresa já havia informado ter instaurado um processo de investigação interna em março de 2015 e iniciado discussões com o Department of Justice (DoJ) e a Securities and Exchange Commission (SEC), responsáveis por investigar e regular a atuação da empresa no mercado de valores dos EUA.

No novo comunicado, a empresa menciona a realização de ?negociações formais de acordo? e ?tratativas simultâneas no Brasil com o mesmo objetivo?.

Em negociações com o Ministério Público Federal (MPF), executivos da Braskem informaram ter repassado entre R$ 450 milhões e R$ 550 milhões ao Setor de Operações Estruturadas, braço da Odebrecht usado para ocultar e viabilizar pagamentos de propina no Brasil e no exterior, revelou O GLOBO em agosto deste ano.

No texto divulgado nesta semana, a empresa afirma que ?serão observadas as normas estatutárias para a deliberação sobre eventual proposta de acordo que venha a ser negociada? e que ?tendo em vista a natureza desse tipo de negociação, não é possível prever a sua duração ou o seu resultado final?.