Cotidiano

Brasileiros temem assaltos por causa do ?Pokémon Go?

201607200729464125_AP.jpg

RIO ? Andar pelas ruas com o celular nas mãos atrás de Pokémons pode não ser uma boa ideia, ao menos no Brasil. Apesar de ansiosos pelo lançamento do joguinho no país, brasileiros dizem temer a violência nas grandes cidades, e o medo de ser assaltado pode se tornar um empecilho para a diversão. Em enquete realizada pela página do GLOBO no Facebook, internautas sugeriram que o melhor lugar para capturar os monstrinhos de bolso será mesmo dentro de casa.

?Assim não corro o risco de ser assaltada?, escreveu uma internauta. ?Uns caçando Pokémon e os bandidos caçando os jogadores. Quero ver quem vai ter coragem de caçar Pokémon por aqui?, escreveu outro.

O descontentamento com a política também foi citado por alguns internautas, que sugeriram caçar ?Pokémons que roubam dinheiro? no Congresso Nacional.

?Não dá para criar um ?Políticos Go? e sairmos caçando também??, brincou uma internauta.

Outro assunto bastante citado foi a falta de qualidade da infraestrutura das operadoras de telefonia móvel. Para jogar ?Pokémon Go? é preciso estar conectado à internet, e como as ?caçadas? são ao ar livre, nem sempre é possível contar com uma rede Wi-Fi:

?Vou caçar no meu quarto, no máximo no meu quintal, que é onde tenho Wi-Fi. A internet móvel não dura cinco minutos….?, escreveu um internauta.

Além dos críticos, alguns citaram pontos importantes de capitais, como o Cristo Redentor e o Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e o Pelourinho, em Salvador. Passeios em praias e parques também foram lembrados.

Diferente de outros jogos eletrônicos, que mantém os jogadores enclausurados na frente da TV ou computador, ?Pokémon Go? incentiva que as pessoas saiam de casa em busca dos monstrinhos. Por meio da tecnologia de realidade aumentada, o game inclui personagens digitais no cenário do mundo real captado pela câmera.

Nos 35 países onde já foi lançado, ?Pokémon Go? se transformou imediatamente em mania entre jovens e adultos, e relatos de casos bizarros começaram a aparecer. Nos EUA, bandidos usaram Pokémons como isca para atrair vítimas distraídas, e, na Austrália, a polícia emitiu comunicado pedindo que as pessoas não entrassem em uma delegacia atrás das criaturinhas.