Esportes

Brasileiros seguem caça ao ouro no judô com Penalber e Mariana

60168870_ES - Mangaratiba-RJ - 29-07-2016 Olimpíada 2016 Equipe brasileira masculina de judô tr.jpgEm Londres-2012, Rafaela Silva (57kg) pisou pela primeira vez em um tatame olímpico, mas acabou sendo desclassificada em sua segunda luta. No Rio-2016, ela não deixou essa oportunidade escapar novamente e foi ao alto do pódio após bater na final a mongol Sumiya Dorjsuren, que ficou com a prata. A portuguesa Telma Monteiro e a japonesa Kaori Matsumoto ficaram com as medalhas de bronze. Rafaela Silva ouro

Com ao ouro de Rafaela, o judô mantém a tradição de ser o único esporte a trazer medalhas para o Brasil desde Los Angeles-1984. Essa conquista da modalidade teve contornos de ansiedade, já que saiu apenas no terceiro dia do torneio, e após as derrotas de Felipe Kitadai (60kg), Sarah Menezes (48kg) e Érika Miranda (52kg), que tinham grande expectativa de pódio.

O judô ainda segue com o objetivo de superar, em números, as quatro medalhas conquistadas em Londres-2012. Para isso, ainda restam quatro dias de torneio, com oito brasileiros na disputa. Hoje, lutam Victor Penalber (81kg), medalhista de bronze no último Mundial, e Mariana Silva (63kg).

Na segunda-feira, no masculino, Alex Pombo (73kg) deu adeus à competição logo em sua primeira luta, contra o chinês Saiyinjirigala, que foi marcada por arbitragem polêmica. O juízes não puniram o chinês, apesar de ele ter feito entradas falsas a luta toda, e foram rigorosos demais no golpe, realizado em dois tempos, sofrido pelo brasileiro. O vencedor da categoria foi o japonês bicampeão mundial Shohei Ono. A medalha de prata ficou o Rustam Orujov, do Azerbaijão, enquanto o belga Dirk Van Tichelt e o húngaro Miklos Ungvari levaram o bronze.

Os recordes quebrados nos Jogos Rio-2016