Cotidiano

Brasileiros poderão voltar da Venezuela, mas somente às tardes

VENEZUELA-CRISIS-ECONOMY-CURRENCYBRASÍLIA – Após seis dias de bloqueio, brasileiros poderão voltar da Venezuela a partir desta segunda-feira, somente durante as tardes. Depois de negociação do vice-consulado do Brasil em Santa Helena de Uiarén, que faz fronteira com Pacaraima (RR), com autoridades venezuelanas, brasileiros poderão cruzar os limites desde que registrem os dados no vice-consulado da cidade venezuelana.

Será possível fazer a travessia de carro, ou com veículos do vice-consulado, se for preciso. O acordo deverá vigorar até o dia 2 de janeiro, por conta de decisão do governo de Nicolás Maduro. Os turistas brasileiros terão que informar o vice-consulado em Santa Helena de Uiarén da intenção de cruzar a fronteira.

No último dia 13, Maduro decretou o fechamento das fronteiras do país com o Brasil e a Colômbia alegando um ataque econômico contra a moeda venezuelana. Na semana passada, o governo venezuelano havia anunciado que iria retirar de circulação a nota de 100 bolívares. Entretanto, recuou e postergou a decisão para 2 de janeiro, quando também serão reabertas as fronteiras.