Esportes

Brasileiros levam ouro e bronze nos 100m rasos na classe T47 do atletismo

Dois brasileiros garantiram lugar no pódio neste domingo nos 100m rasos, classe T47 (para atletas amputados). Com 10s57, Petrucio Ferreira quebrou novamente o recorde mundial e faturou o ouro da prova. No último sábado, ele já havia vencido as eliminatórias estabelecendo a melhor marca do mundo até então com 10s67.

Atletismo Paralimpíada

O polonês Michal Derus e o brasileiro Yohansson Nascimento cravaram 10s79, mas o photofinish deu a prata para o atleta da Polônia, deixando Yohansson com o bronze.

– Eu vi a unha dele passando na frente. Para mim ele não foi terceiro, foi segundo – brincou Petruciosobre o bronze do amigo.

Visivelmente satisfeitos com o resultado, os dois ainda entram na pista para a disputa do revezamento 4x100m ao lado de Renato Cruz e Alan Fonteles. Com a medalha dos 100m rasos no peito, a dupla prometeu um bom desempenho na prova desta segunda-feira.

– No revezamento a gente vai ganhar! Eu acho que vai ser o revezamento mais forte que a gente já montou, com o Alan Fonteles e o Renato – disse o dono da medalha de bronze.

A promessa de bons desempenho não ficou apenas no futuro próximo. Aos 28 anos, Yohansson é só elogios ao companheiro de 19.

– Vem aí uma grande geração. Desde o Antonio Delfino, que foi ouro em Atenas, eu dei continuação em Pequim e Londres e o Petrucio vai dar continuidade a isso – afirmou o corredor.

Final dos 100m rasos T47: Petrucio leva o ouro

O Brasil agora tem seis medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. No sábado, Shirlene Coelho conquistou o ouro no arremesso de dardo da classe F37 (paralisia cerebral e ambulante).

Conteúdo de uma matéria só: quadro de medalhas

Já Claudiney Batista dos Santos venceu a prova do arremesso de disco, categoria F54/55/56 (para atletas em cadeiras de rodas).

Antes da vitória de Claudiney, o Brasil já tinha conquistado os ouros com Ricardo Costa na prova do salto em distância na categoria T11 (cego total), Daniel Martins, que venceu a prova dos 400m na classe T20 (para pessoas com deficiência mental), e na natação com Daniel Dias, campeão dos 200m livre S5 (limitação físico-motora).

Além dos quatro ouros, o Brasil tem nove pratas e seis bronzes.

As medalhas do Brasil na Paralimpíada