Esportes

Brasileiros ganham medalha de ouro em vaias

RIO? Uma das características mais marcantes da Olimpíada do Rio foi a quantidade de vaias que a torcida brasileira usou contra os times adversários. Transformando em um “Fla x Flu” até as disputas do atletismo, os torcedores foram criticados por alguns atletas estrangeiros ? alvos da zombaria? e pelo Comitê Rio-2016, que disse não concordar com a prática. Dos gritos de “Zica!Zica!”, para a americana Hope Solo até as onomatopéias contra o francês, Renaud Lavillenie, os brasileiros não pouparam quase ninguém.

Especialista em Jogos Olímpicos da Universidade de Salford, Andy Miah, contou ao portal BBC, que ficou surpreso com as reações verbais dos brasileiros nas arenas.

“Eu fiquei surpreso com o quanto eles são verbais e achei uma falta de espírito esportivo. Até eu perceber que era a forma que eles encontraram de se envolver com o drama do evento”, explicou ele: “Não é malicioso. Eu assisti a esgrima e os torcedores estavam vaiando os jogadores e depois torcendo e apoiando muito quando eles ganharam. É tudo parte do teatro que é o que eles curtem”.

O diretor de comunicação do Rio-2016, Mario Andrada disse em entrevista, que a organização tentou orientar os brasileiros para que fizessem suas manifestações de torcida de uma forma mais respeitosa.

“É um processo de aprendizagem. A vaia faz parte da cultura do futebol, onde a rivalidade é muito alimentada. Mas é preciso aprender a ter educação para torcer”, disse.

Confira os alvos das vaias:

Zica de Hope Solo

60278859_United States goalkeeper Hope Solo takes the ball during a women%27s Olympic football tournam (1).jpg

A equipe americana não enfrentou a seleção brasileira de futebol. Mas antes mesmo de chegar para RIO-2016, a goleira já tinha conquistado a antipatia dos torcedores do Brasil. Tudo porque, pouco antes da viagem ela postou uma foto ? com roupa usanda em apicultura, luvas e muito repelente? em seu perfil no Instagram onde dizia ter montado um arsenal contra mosquitos para não pegar Zika no país. A jogadora pediu desculpas pelo comentário infeliz, mas não adiantou. Durante os jogos, cada vez que ela encostava na bola, o público gritava: Zika!Zika”.

Dopping russo

60551034_2016 Rio Olympics - Swimming - Semifinal - Men%27s 50m Freestyle Semifinals - Olympic Aquatic.jpg

O Comitê russo sofreu muitas baixas em sua delegação porque o COI proibiu a participação de atletas citados em um relatório sobre dopping. Os brasileiros não perdoaram os esportistas e vaiaram quando o time russo entrou no Maracanã, durante a abertura, e em algumas provas.

“É uma pena que o público se comporte dessa forma, apoiando quem quer que esteja contra a Rússia”, disse ele ao jornal “Chicago Tribune”.

Manifestação política

60477578_Spectators demonstrate against Brazilian acting President Michel Temer as they cheer for Ca.jpg

Presidente interino, Michel Temer foi vaiado na cerimônia de abertura dos Jogos. Além das vaias, cartazes contra o política foram vistos levados para arenas olímpicas.

Lágrimas francesas

60756959_2016 Rio Olympics - Athletics - Victory Ceremony - Men%27s Pole Vault Victory Ceremony -.jpg

Renaud Lavillenie, que ficou com a medalha de prata no salto com vara, ao ser superado por Thiago Braz na final, reclamou das vaias do público aos rivais do brasileiro. Quandou voltou ao Engenhão para a premiação e para diputar outras provas o francês foi vaiado novamente. Sem saber lidar com as manifestações dos brasileiros, Lavillenie disse que fou perturbardo pela “maldade” da torcida, que para ele: “Não tem fair play e nem respeito”.

Depois da repercussão das reclamações do atleta francês, Andrada disse:

“Como brasileiro e fã de esportes, acho que a vaia não é uma atitude legal. Mesmo quando existe a chance de um brasileiro se tornar campeão do mundo”, disse ele que continuou: ” Pretendemos intensificar o nosso diálogo com os fãs para que torçam de uma forma mais adequada sem perder a paixão pelo esporte”.

Espanha

60803227_TOPSHOT - Spain%27s centre Pau Gasol shoots a penalty during a Men%27s quarterfinal basketball.jpg

Durante uma partida contra a seleção brasileira, os torcedores decidiram pega no pé do pivô espanhol Pau Gasol. Além dsa vaias, xingamentos e sinais obscenos foram dirigidos contra ele. A atitude irritou os atletas e a comissão técnica que questionaram se a atitude era considerada uma boa demosntração de “comportamento olímpico”.

Argentina

60804943_USA%27s centre DeMarcus Cousins L and Argentina%27s point guard Nicolas Laprovittola go for a r.jpg

A rivalidade história entre Brasil e Argentina extrapolou o campo de futebol. Nos jogos de basquete e outros esportes os torcedores não perdoaram os hermanos e vaiaram atletas.

Rúgbi

60560715_Silver medallists Britain celebrate on the podium during the men?s rugby sevens medal cerem (1).jpg

Nem os britânicos do rúgbi, um esporte pouco popular no Brasil, escaparam das vaias. Durante a partida, os jogadores ouviram os gritos dos torcedores brasileiros. Mas isso não impediu que o time ganhasse a medalha de prata na competição.

Alemão machucado

60384159_2016 Rio Olympics - Tennis - Preliminary - Men%27s Singles First Round - Olympic Tennis Centr.jpg

Durante a partida de Dustin Brown contra o brasileiro, Thomaz Bellucci, o alemão se machucou e foi hostilizado pelos torcedores. Mesmo caido, ele foi vaiado em quadra.

Boxe

60363291_2016 Rio Olympics - Boxing - Preliminary - Men%27s Light Heavy 81kg Round of 32 Bout 16 - Rio.jpg

O pugilista de camarões Hassan N’Dam N’JikamO, que enfrentou o brasileiro Michel Borges, reclamou do barulho que a torcida fazia durante a luta. Segundo a imprensa internacional, o atletas estava muito desapontado com a reação da multidão.