Esportes

Brasileiros chegam em sexto no Dakar

Brasileiros chegam em sexto no Dakar

Os brasileiros Reinaldo Varela/Maykel Justo terminaram no sexto lugar a disputa da sexta-feira (8) na categoria UTV durante a 43ª edição do Rali Dakar, na Arábia Saudita.

Depois de ter liderado na quinta-feira e ver a vitória escapar devido a uma série de três pneus furados pelas rochas afiadas da região de Al Qaisumah, nessa sexta-feira a dupla da equipe Monster Energy Can-Am completou o percurso de 618 km compreendido entre Al Qaisumah e Ha’il relativamente sem problemas. “Nos últimos 60 km tivemos que reduzir o ritmo, mas o importante é que chegamos ao fim”, disse Varela, que estava em terceiro até aquele ponto da prova.

A vitória hoje ficou com o príncipe Khalifa Al Attiyah, do Qatar, que tem como navegador o italiano Paolo Ceci. O piloto é irmão mais novo do também príncipe Nasser Al Attiyah, que já venceu o Dakar três vezes na categoria Carros.

Com o resultado dessa sexta-feira, os poloneses Aron Domzala e Maciej Marton assumiram a ponta na classificação geral, superando os chilenos Francisco Lopez Contardo/Juan Pablo Vinagre, que até então ocupavam o primeiro lugar. Varela e Maykel também progrediram, subindo da oitava para a sexta colocação no acumulado da prova.

 


Metade

Neste sábado, o Dakar faz sua única parada para descanso, em Ha’il, para depois enfrentar mais seis dias de prova – ou seja, a segunda metade do rali. No total, os competidores ainda têm pela frente 3.617 km, sendo 2.389 km de especiais – trechos cronometrados em alta velocidade, onde ocorre a corrida propriamente dita.

“Dia de descanso é somente um nome que deram para este sábado. Porque, na verdade, ninguém vai descansar”, diz Reinaldo Varela. “Será um dia de revisão do equipamento, de reunião de planejamento da estratégia levando agora em consideração os resultados da primeira metade do Dakar. Será também um dia de reflexão, de tentar identificar possíveis erros para que não se repitam na parte final da prova. Ainda há muito o que conquistar no Dakar deste ano”, resume o piloto da equipe Monster Energy Can-Am.

“Se quer saber, depois de mais de 4 mil km que já percorremos, estamos cansados, sim! Faz parte”, completa Maykel Justo. “Mas até o dia 15 de janeiro nosso foco é 100% a corrida e todo o trabalho que ela exige”, finaliza o navegador.

 


 

Akyu confirmado

O cascavelense Akyu Myasava, da equipe Polpanorte/EMS Farmacêutica/Flabom Têxtil, confirma participação na Copa Brasil de Kart, que será disputada de 22 a 27 de fevereiro, no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina. Ele irá disputar a categoria Júnior Menor.

 


 

Bernardo Motter

Outro cascavelense que já confirmou presença na Copa Brasil de Kart é Bernardo Motter. A competição marcará sua despedida da categoria Mirim.

 


 

Marcos Fernandes

Marcos Fernandes, da categoria Sênior A, só pensa em Show Rural, onde sua empresa, o JFS Guinchos, é uma das maiores prestadoras de serviço. Ele só volta a pensar em kart a partir de março.

 


 

Edivan Monteiro

Edivan Monteiro, que no mês passado se classificou em 12º na categoria F-4 Super Sênior no Campeonato Brasileiro de Kart, realizado em Birigui, interior de São Paulo, ainda não decidiu se irá disputar a Copa Brasil. O piloto da equipe Cascavel Diesel irá tomar a decisão nos próximos 15 dias.

 


 

Kart Clube

Com o retorno das férias da secretária Cleucir Lunardi, as atividades do Kart Clube de Cascavel já retornaram à normalidade.

 


 

Automóvel Clube

Já o Automóvel Clube de Cascavel retorna às atividades na próxima terça-feira, quando o presidente Orlei Silva retorna das férias e inicia a elaboração do calendário de 2021.

 


 

Federação

O recesso da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo) para as festas de fim de ano e as férias coletivas dos funcionários chega ao fim e nesta segunda-feira será o primeiro dia de expediente.