Esportes

Brasileiro se despede dos 100m rasos na primeira fase

201608131325532097_RTS.jpgRIO ? Estreante nas pistas do atletismo olímpico, o velocista Victor Hugo dos Santos parou na primeira fase dos 100m rasos. Com o tempo de 10s36, ele terminou em quinto na prova. Mas a participação no Rio-2016, de 20 anos, não acabou: ele compete também na equipe do revezamento 4x100m masculino, a partir da próxima quinta-feira.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Em entrevista ao Sportv, o brasileiro considerou “fantástica” a oportunidade de correr entre os melhores corredores do mundo. Em casa, ele garante ter adquirido experiência para 2020, para a qual prometeu treinar e alcançar o índice de classificação olímpico.

? Foi fantástico. Correr em casa, ouvir a torcida gritar o seu nome. Peguei uma experiência muito grande para a próxima [Olimpíada], se Deus quiser ? disse o velocista, de semblante tranquilo, mas desapontado com um erro na largada que teria comprometido o seu desempenho. ? Eu errei a saída do bloco. No aquecimento, fiz perfeito. Eu erro bastante isso. Foi uma das minhas piores saídas do ano.

O tempo de reação de Victor Hugo, segundo dados da organização, foi de 0.157s ? o de Usain Bolt, favoritíssimo para o tricampeonato na prova que também é marcado por não largar bem, foi de 0.156. Mas o jamaico conseguiu recuperar e fechou sua bateria em primeira, com parcial de 10.07.

As falhas atrapalharam o brasileiro em uma prova curta, sem muita margem de correção de erros. Ele também autocriticou a manutenção de velocidade e não otimizou a energia na corrida ao levantar o tronco antes dos adversários.

? Meu tempo foi lá em cima! Mas estar aqui já foi grandioso. É isso. Tóquio-2020! Ainda tem o revezamento que eu vou curtir e fazer o meu melhor para tentar essa medalha.