Esportes

Brasileiro Robenilson de Jesus avança às oitavas de final no boxe

60505224_Brazil%27s Robenilson de Jesus left fights Algeria%27s Fahem Hamachi during a men%27s bantamweigh.jpgRIO – O brasileiro Robenilson de Jesus venceu por 2 rounds a 1 o algeriano Fahem Hammachi nesta quarta-feira e se classificou para as oitavas de final na categoria peso galo, até 56 kg. Ele encara, agora, o americano Shakur Stevenson, em combate marcado para o próximo domingo. Ouro no sul-americano de Santiago, em 2014 e bronce nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, o baiano de Boa Vista do Tupim já participou de duas Olimpíadas. Em Londres-2012, ele foi até as quartas de final, quando perdeu para o cubano Lázaro Álvarez.

Conteúdo BoxeAté agora, o Brasil já foi representado no boxe masculino por quatro atletas. Na terça-feira, Robson Conceição venceu Anvar Yunusov, do Tajiquistão, e é uma das chances de medalha do time Brasil. Ele disputa as quartas de final contra Hurshid Tojibaev, do Uzbequistão, na próxima sexta-feira. O meio-pesado (81 Kg) Michel Borges também já venceu dois combates ? um deles hoje ? e vai às quartas contra o cubano Julio César La Cruz no próximo domingo.

Antes, no sábado, o estreante Patrick Lourenço perdeu para o colombiano Yuberjen Martinez, nas eliminatórias da categoria mosca ligeiro (até 49 kg). No mesmo dia, o peso pesado (até 91 kg) Juan Nogueira chegou a passar passou pelo australiano Jason Whateley, mas acabou perdendo dois dias depois para o russo Evgeny Tishchenko.

A Olimpiada do Rio é a primeira da história em que os atletas da categoria masculina estão lutando sob as novas regras. Outrora obrigatórios, os protetotes de cabeça foram abolidos das competições. A mudança determinada pela federação internacional do esporte começou a ser testada no Mundial de 2013, em Almaty, no Cazaquistão. Imediatamente aprovada, ela passou a ser regra, assim como a mudança na contagem dos pontos.

A partir da atual Olimpíada, a contagem não é mais feita pelo número de golpes, mas em uma pontuação parecida com o boxe profissional (até dez, com a diferença que em cada um dos três assaltos haverá obrigatoriamente um vencedor). Cinco árbitros são escalados para cada luta e três são escolhidos por sorteio para definir o vencedor.

O objetivo da retirada dos capacetes, que ainda são obrigatórios nas lutas entre as mulheres, era faclitar o reconhecimento dos atletas pelo público. Tudo para tornar o esporte mais popular e atraente. Não que isso fosse necessário para a torcida brasileira, que apoiou com muito entusiasmo os atletas da casa no primeiro dia.