Esportes

Brasileiro Israel Stroh fica com a prata no tênis de mesa classe 7

Primeiro medalhista individual paralímpico da história do tênis de mesa do Brasil, o santista Israel Stroh ficou com a prata na modalidade, nesta segunda-feira, no Riocentro. O brasileiro foi derrotado pelo britânico William John Bayley, número 1 do mundo, por 11/9, 5/11, 11/9 e 11/4. Apesar do revés, Israel ? que havia superado o mesmo adversário na estreia ? se agarrou a uma bandeira do Brasil e foi ovacionado pelo público.

Jornalista de 30 anos, Israel sofreu paralisia cerebral, por falta de oxigênio, no parto, e teve os movimentos de braços e pernas comprometidos. Porém, esportista desde a infância, o brasileiro só foi descobrir a limitação aos 25 anos, ao se candidatar a uma vaga em um jornal.

Extremamente equilibrado, o primeiro set teve o anfitrião a maior parte do tempo à frente. Nenhum dos dois havia aberto dois pontos de diferença, Israel chegou a liderar por 9-8, mas o rival ganhou os três pontos seguintes e fechou a parcial. Na segunda, o santista abriu 4/0 e 6/1. O europeu esboçou uma reação, ganhou dois pontos seguidos (6/3), mas Israel dominou e, com um erro do rival na rede, fechou o set.

O brasileiro largou na frente na terceira parcial, abrindo 2/0, depois esteve quase sempre liderando o placar até o manteve a vantagem de um ponto de diferença até o 9/8. Foi aí que Bayley ganhou três pontos seguidos. Para o anfitrião, que abriu 1/0, era tudo ou nada o quarto set. Mas, apesar do apoio da torcida da casa, Bayley dominou, abriu 5/2, 7/3 e fechou em 11/4.Fim da partida, o britânico, que chegou a reclamar com a juíza durante o jogo, subiu na mesa para comemorar.