Esportes

Brasileiro é o medalhista mais velho do Mundial

Nicholas competiu em seu primeiro Mundial há 18 anos

IMAGEM: Satiro Sodré
IMAGEM: Satiro Sodré

Gwangju – O nadador brasileiro Nicholas Santos de 39 anos ganhou o bronze nos 50m borboleta em Gwangju, na Coreia do Sul, com vantagem de apenas um centésimo e bateu seu próprio recorde de nadador mais velho a conquistar uma medalha em um Campeonato Mundial de natação. Nicholas, que competiu em seu primeiro Mundial há 18 anos, em Fukuoka, obteve a terceira medalha consecutiva na prova que é sua especialidade. Antes, havia sido prata em Kazan, na Rússia, em 2015, e Budapeste, na Hungria, em 2017, quando havia estabelecido o recorde anterior de mais velho medalhista, aos 37 anos.

Nicholas não estaria no Mundial por uma decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A ideia era priorizar nos critérios de seleção os nadadores de provas olímpicas – que não é o caso dos 50m borboleta. O veterano, porém, conseguiu um convite da Fina (Federação Internacional de Natação) e fez a entidade brasileira recuar.

“Estou satisfeito. Praticamente não estaria aqui não fosse o convite da Fina. Estou muito feliz, mais uma medalha em Mundial, a primeira do Brasil nesse Mundial. Estou muito satisfeito, com 39 anos, fazendo história na natação”, declarou o nadador.