Esportes

Brasileiro de Turismo 1.600 começa com show de Caus

O Campeonato Brasileiro de Turismo 1.600 começou domingo, no Autódromo de Cascavel, com um show de Edoli Caus Júnior e domínio dos pilotos cascavelenses. Pilotando um GM Celta, Caus ganhou as duas provas. Na Classe B, Guilheme Sirtoli, parceiro de Leônidas Fagundes Júnior, ganhou a primeira com um Ford Ka, e Caíto Carvalho, parceiro de Paulo Bento, ganhou a segunda com um GM Celta.

Largando da pole position, Caus liderou todas as 17 voltas da primeira bateria. A segunda posição foi de Daniel Kaefer, também piloto cascavelense e companheiro de equipe de Sirtoli. Competindo com um Ford Ka, ele assumiu a vice-liderança ainda na largada, superando o Ford Fiesta de Thiago Klein, da Paraguay Racing. O terceiro lugar foi conquistado por César Bonilha, de Londrina, com o VW Gol da Cesinha Competições.

O resultado da primeira corrida foi aplicado na formação do grid da prova final, com inversão absoluta das seis primeiras posições, conforme determina o regulamento do campeonato. Com isso, a primeira posição no grid coube a Caíto Carvalho, inscrito em dupla com Paulo Bento. Ele se manteve na liderança geral da corrida até a terceira volta, quando foi superado por Caus, que largou em sexto e acelerou para mais uma vitória.

Caus e Kaefer repetiram as duas primeiras posições – da mesma forma, Filgueiras repetiu seu quinto lugar. A terceira posição da classe A na corrida que encerrou a etapa coube a Leandro Zandoná, cascavelense que competiu em dupla com o goiano Gabriel Correa com um Ford Ka. O quarto lugar foi de Natan Sperafico, piloto da cidade de Toledo, também correndo com um Ford Ka.

Carvalho garantiu a liderança do campeonato na categoria B cruzando a linha de chegada em terceiro, mas em primeiro da categoria B. A segunda posição foi Odair dos Santos, que havia subido ao pódio da primeira corrida em quarto com o Gol da Paraguay Racing. Felipe Carvalho, irmão e companheiro de equipe de Caíto, ficou em terceiro. O português João Lemos, da Paraguay Racing, e Leônidas Fagundes, parceiro de Sirtoli, completaram o pódio.

“Foi um fim de semana perfeito”, definiu Caus, líder do Brasileiro de Turismo 1600. “Claro que estou muito feliz, isso me anima a buscar patrocínio para o restante do campeonato, porque isso ainda não tenho confirmado. Mas, com uma pole e duas vitórias, agora deve dar certo. Talvez eu tenha que sacrificar minhas participações no Campeonato Metropolitano para isso”, acrescentou o piloto, que foi campeão metropolitano de Cascavel em 2009.