Esportes

Brasileiro de Tênis de Mesa tem início com 800 atletas em Toledo

Toledo – Com a presença dos melhores mesatenistas do País dentre os cerca de 800 competidores que passarão pela cidade nos próximos dias, Toledo recebe de hoje a domingo as disputas do 51º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que será realizado no Ginásio Alcides Pan.

A competição é a última da temporada e tem como destaque individual as presenças de Caroline Kumahara, que esteve na Rio 2016, e dos paratletas Israel Stroh, Bruna Alexandre, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos, Guilherme Costa, Iranildo Espíndola e Aloisio Lima, medalhistas nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016, além dos jovens que na última semana fizeram uma boa campanha no Latino-Americano Mirim/Pré-Mirim.

O campeonato marcará o encerramento do ano no calendário do tênis de mesa nacional, que contou ainda com três etapas da Copa Brasil – Brasília (DF), Maringá e Joaçaba (SC) – e o Aberto do Brasil, em São Paulo. Em Toledo são 775 inscritos para o evento hoje com as partidas regulares, enquanto os jogos dos paratletas terão início no sábado.

Dentre os favoritos a levarem a bandeira do Paraná ao lugar mais alto do pódio estão o londrinense Joon Shim, esteve no Latino-Americano na última semana, no Paraguai, e os paratletas curitibanos Welder Knaf e Claudiomiro Segatto, que recentemente foram medalhistas de ouro e bronze, respectivamente, no Aberto Paraolímpico da República Tcheca.

Por equipes

Além dos torneios de ranking individual, o Brasileiro vai contar com as competições entre as seleções estaduais. Ao todo, 16 equipes, representando um estado cada uma, vão brigar pelo título do campeonato olímpico, e nove disputarão no paraolímpico. Essas partidas entre seleções estão marcadas para hoje. Haverá também uma competição entre equipes de clubes, que será realizada amanhã e contará com 58 times olímpicos e 10 paraolímpicos.