Esportes

Brasileiro Buzacarini estreia com vitória no judô

judo-buzzacarani.pngO brasileiro Rafael Buzacarini, 20º no ranking mundial, começou bem sua luta por medalha na categoria até 100kg no judô. Na manhã desta quinta-feira, na Arena Carioca 2, o judoca passou pelo o uruguaio Pablo Aprahamian com uma chave de braço.

Nas oitavas de final, Buzacarini terá parada duríssima. Ele enfrentará o japonês Ryunosuke Haga, atual campeão mundial e sexto colocado no ranking.

O paulista de 24 anos surpreendeu ao superar o experiente Luciano Correa, campeão mundial (Rio-2007), na corrida pela vaga olímpica na categoria. A seu favor, conta o fato de não ser tão conhecido no cenário internacional entre os atletas de ponta. Nunca venceu um torneio de dimensão mundial, mas foi medalhista de prata no Grand Prix de Almaty (Cazaquistão), onde há um das mais fortes escolas de judô no planeta, em maio passado.

Daqui a pouco entrará no tatame a gaúcha Mayra Aguiar, de 25 anos, na categoria até 78kg. Medalhista de bronze em Londres-2012, Mayra fará sua terceira participação olímpica.

Nesta sexta-feira, último dia de competição, será a vez de Maria Suelen e Rafael Silva. Para a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) alcançar a meta de superar o desempenho de Londres-2012 (quando conquistou um ouro e três bronzes), pelo critério do Time Brasil, seria preciso que os quatro judocas subissem ao pódio. Afinal, o objetivo é ficar no top 10 no quadro total de medalhas. Ou seja, o critério não é por cor de medalhas, e sim por quantidade de pódios. E até o momento o judô obteve uma medalha, com o ouro de Rafaela Silva. tiago camilo 10.08

META NÃO DEFINIDA

Nesta quarta-feira, Tiago Camilo entrou no tatame e, com um lindo ippon, venceu o sul-africano Zack Piontek. Em seu segundo confronto, contra Mammadalo Mehdiyev, do Azerbaijão, o judoca mais experiente desta seleção brasileira dominou e teve o controle quase inteiro na luta, mas num raro momento de vacilo, aos 3min46s, levou um wazari e não conseguiu reverter o resultado. Após o adeus precoce em sua última participação olímpica, Tiago desabafou

? Todo mundo esperava mais do judô brasileiro até agora. E isso é justo, por todo o talento que nós temos. A gente poderia ter escrito uma história diferente nesses dias que se passaram ? lamentou ele, medalhista de prata (Sydney-2000) e bronze (Pequim-2008), que fez sua despedida dos Jogos. ? Pretendo lutar apenas mais um ano pela seleção para ir ao Mundial do ano que vem. Entretanto, até para aliviar a pressão sobre os judocas, a CBJ não quis estipular um número de pódios nessa competição, conforme costuma fazer em outros torneios. A alta diretoria da entidade afirma apenas que quer superar Londres-2012. Inicialmente, imaginava-se que o critério fosse quantitativo, conforme quer o Time Brasil. Mas no decorrer desta competição, com as seguidas eliminação dos judocas, passou a se falar em um critério qualitativo. Ou seja, desde que o Brasil conquiste um ouro e uma prata, ou dois ouros, a missão de superar o desempenho de Londres-2012 estaria cumprida.

Neste ciclo olímpico, o judô foi considerado um esporte ?vital? pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na busca por medalhas. E isto se justifica pelo fato de o esporte ser o único do país a subir no pódio em todos os megaeventos desde Los Angeles-1984. Nenhuma outra modalidade possui essa regularidade no Brasil. E, apesar de os resultados do judô terem sido um tanto frustrantes até o momento, foi no tatame que o Brasil conquistou uma das duas medalhas até agora, a única de ouro.

Para alcançar a meta pelo critério do COB, a missão é quase impossível. Mayra Aguiar e Rafael Silva, ambos medalhistas de bronze em Londres-2012, são candidatos fortes ao pódio no Rio, quase certeza de medalha. Pódios de Maria Suelen e Buzacarini seriam uma grata surpresa. No entanto, outros favoritos desta seleção já caíram em sequência. No primeiro dia, os medalhistas em Londres-2012 Sarah Menezes e Felipe Kitadai deixaram o tatame olímpico carioca sem pódio. No dia seguinte, a mais regular desta seleção, Érika Miranda, que havia medalhado em todos os mundiais do ciclo olímpico, bateu na trave do bronze. No terceiro dia, Victor Penalber, apontado pela respeitada revista americana ?Sports Illustrated? como medalhista de bronze no Rio, deu adeus em sua segunda luta. E Mariana Silva, que deu pinta de ser uma grata surpresa, chegou às semifinais, mas acabou não indo ao pódio também.

CAMINHO ESPINHOSO CONTRA O FRANCÊS

Para alcançar a meta pelo critério da CBJ, a principal chance é com Mayra Aguiar, já que ela só pegaria sua maior rival e atual campeã olímpica, a americana Kayla Harrison, teoricamente, em uma possível final. E, mesmo que perca, a medalha de prata somada ao ouro de Rafaela superariam qualitativamente o desempenho em Londres-2012. Já no caso de Rafael Silva, o Baby, a situação é ainda mais complicada. Kayla e Mayra tem um histórico equilibrado de duelos, com oito vitórias para cada lado. Já Baby, se passar pelas duas primeiras lutas, pega o temido francês Teddy Riner nas quartas de final. Teddy é o maior nome atual do esporte, foi ouro em Londres-2012, tem nove títulos mundiais e está invicto há seis anos. Baby e Riner já se enfrentaram seis vezes, obviamente, sempre com vitórias do francês. A mais dolorida delas foi na final do Mundial do Rio, em 2013, quando Baby ficou com a prata.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

VEJA TAMBÉM:

Mayra, Suelen, Baby e Buzacarini são últimos cartuchos no tatame

‘Todo mundo esperava mais do judô brasileiro’, diz Tiago Camilo

Favela corre na veia de Rafaela Silva, da Cidade de Deus

FOTOGALERIA: Da rua ao pódio: a carreira de Rafaela Silva em 8 fotos