Cotidiano

Brasileiras protestam em marcha feminista contra Trump nos EUA

IMG_8904.png

WASHINGTON ? Um grupo de brasileiras marca presença na Marcha das Mulheres, manifestação feminista contra o presidente dos EUA, Donald Trump, neste sábado em Washington. Parte delas veio de Nova York apenas para o evento, que reúne milhares de pessoas na capital americana um dia após a posse do republicano.

? Dirigimos cinco horas ontem à noite para trazer um pouco da irreverência brasileira para este evento ? disse Myriam Marques, mineira de Belo Horizonte. ? Muitas de nós já são naturalizadas americanas também, mas não perdemos nossos laços com o Brasil. Uma manifestação como essa pode servir para inspirar as brasileiras.

O grupo, que exibe cartazes e bandeiras do Brasil, é formado por muitas pessoas que já lutam por direitos humanos, questões ambientais e democracia. Em Nova York, elas se organizaram com a hashtag #defendemocracy e se posicionaram contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, por exemplo.

? Isso aqui é feminismo. Vemos muitas tentativas de enfraquecer as mulheres no Brasil, até com violência, e muitos querem até demonizar a palavra, mas o feminismo existe e está forte. Aqui não vamos aceitar nenhum retrocesso ? disse.

As brasileiras lembram que está marcado para hoje uma marcha semelhante em Ipanema, no Rio, dentro do projeto de ampliar globalmente o movimento contra Trump e a favor das mulheres. Até o momento, há registros de mais de 600 focos de protestos pelo mundo.

? vemos os conservadores do Brasil querendo copiar coisas dos Estados Unidos, como o porte de armas, mas esta marcha mostra que não há apenas coisas ruins aqui. Esta luta é um exemplo positivo para o Brasil ? afirmou Juliana Morais, moradora da capital americana.