Cotidiano

Brasileira será chefe de gabinete do novo secretário-geral da ONU

viotti-brasil-un.jpgNOVA YORK – Próximo secretário-geral da ONU, o ex-premier português António Guterres anunciou esta quinta-feira três mulheres que vão fazer parte do alto escalão de seu gabinete, a partir de 1º de janeiro de 2017. Sua chefe de gabinete será a diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti, atualmente subsecretária para Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores.

Maria Luiza foi embaixadora do Brasil junto à ONU entre 2007 e 2013 e chegou a ocupar a presidência rotativa do Conselho de Segurança durante o mês de fevereiro de 2011.

Guterres cumpre a promessa de campanha de promover a paridade de gêneros na organização. O anúncio foi feito pelo porta-voz das Nações Unidas Stephane Dujarric durante o briefing com jornalistas na sede da ONU.

O porta-voz disse que para o cargo de vice-secretária-geral da ONU, o segundo mais importante da organização, a escolhida foi Amina Mohammed, que era, até agora, ministra do Meio Ambiente da Nigéria. No ano passado, ela foi conselheira especial do secretário-geral Ban Ki-moon sobre o planejamento de desenvolvimento pós-2015.

Para o cargo de conselheira especial sobre Política, Guterres escolheu Kyung-wha Kang, que atualmente chefia a equipe de transição do próximo secretário-geral. Desde abril de 2013, Kang serviu como secretária-geral assistente para Assuntos Humanitários e foi vice-alta comissária de Direitos Humanos da ONU entre 2007 e 2013.