Esportes

Brasileira recebe carinho da filha depois de ser eliminada no remo

20160809_113758.jpgRIO ? A Olimpíada acabou para Vanessa Cozzi quando ela e Fernanda Nunes chegaram apenas em quinto na repescagem do Double Skiff. Apesar do revés, que desanimou a torcida presente na Lagoa Rodrigo de Freitas com cartazes de apoio às brasileiras, um afago de consolo: a filha de Vanessa, Larissa, de 1 ano e nove meses, veio abraçar a remadora ao fim da prova, na zona mista.

A terça-feira trouxe a primeira grande surpresa nas regatas de remo da Olimpíada do Rio. A dupla neozelandesa Eve MacFarlane e Zoe Stevenson, favoritas ao ouro na categoria, não conseguiram passar da semifinal e estão fora da disputa por medalha.

20160809_113544.jpgMacFarlane e Stevenson chegaram na quarta colocação, apenas cinco centésimos de segundo depois do barco dos EUA, da dupla Megan O’Leary e Ellen Tomek. Apenas os três primeiros barcos avançavam para a Final A, que vale medalha. O barco da Grécia chegou em primeiro, seguido pelo conjunto da Lituânia.

O time feminino dos EUA, potência na categoria Oito Com, chegava desacreditado na prova do Double Skiff. No Mundial de 2015, o barco das americanas havia sido apenas o 11º colocado, garantindo a última vaga reservada pelo desempenho naquela competição. A torcida americana no Estádio de Remo da Lagoa comemorou bastante a chegada emocionante, com os barcos das americanas e das neozelandesas cruzando praticamente juntos a chegada.

20160809_113505.jpgAlém da dupla da Nova Zelândia, atual campeã mundial no Double Skiff, outro conjunto forte que não conseguiu vaga na Final A da categoria foi o da Alemanha, formado por Mareike Adams e Marie-Cathérine Arnold. Adams havia levado o bronze no Mundial de 2015, competindo à época com Julia Lier.

FRUSTRAÇÃO NEOZELANDESA

A eliminação de Stevenson e MacFarlane no Double Skiff lança uma ducha de água fria na expectativa neozelandesa de tentar o topo do quadro de medalhas do remo nesta Olimpíada. O país vem se firmando nos últimos Jogos Olímpicos como uma das principais forças do esporte, e em Londres-2012 havia ficado atrás apenas dos anfitriões britânicos na classificação geral da modalidade.

O dia da Nova Zelândia também não foi bom na semifinal masculina do Double Skiff, prova na qual o país é o atual campeão olímpico. Os neozelandeses Chris Harris e Robbie Manson, bronze no Mundial de 2015, chegaram apenas em quarto na semifinal olímpica e, portanto, estão fora da briga por medalha. Os irmãos Valent e Martin Sinkovic, da Croácia, venceram a semifinal em questão, seguidos pelos barcos de Noruega e Grã-Bretanha, que avançam para a Final A.