Esportes

Brasil x Bélgica vale vaga na semifinal

Brasil e Bélgica se enfrenta nesta sexta-feira, às 15h (de Brasília) em Kazan, pelas quartas de final da Copa do Mundo, com responsabilidades diferentes no duelo que vale um lugar entre os quatro melhores do torneio na Rússia.

A seleção brasileira é que tem mais títulos mundiais e vem em uma sequência de sete participações seguidas nas quartas, sendo que nesse período foi campeã duas vezes. A última ocasião em que ficou de fora foi em 1990, quando acabou eliminado por um gol solitário do argentino Claudio Cannigia.

Entretanto, o Brasil entra em campo assombrado pelas últimas eliminações decepcionantes em Copas, com derrotas para França (1 a 0, em 2006) e Holanda (2 a 1, em 2010), as duas nas quartas de final, e o traumático 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais da edição passada, em casa.

Enfrentar uma seleção sem tradição como a Bélgica, em outros tempos, seria visto como um desafio que não é dos mais complicados. Entretanto, com uma geração de jogadores destacados no futebol internacional, como o goleiro Courtois, os meias Hazard e De Bruyne e o atacante Lukaku, os “Diabos Vermelhos” passaram a ser mais temidos.

Pelo lado da Bélgica, a pressão é para confirmar todos os elogios que vem recebendo nos últimos anos, o que lhe valeu o apelido de “Ótima Geração Belga” e faz com que o time chegue para esta edição da Copa do Mundo no ápice da junção entre talento, experiência e vigor físico.

As equipes

Para o jogo de hoje, o técnico Tite não conta com o Casemiro, que levou o segundo cartão amarelo no jogo das oitavas de final com o México e está suspenso. Seu substituto será Fernandinho, jogador que teve grandes sequências como titular na seleção brasileira e, por isso, não gera maiores preocupações. Outra mudança no Brasil em relação ao último jogo é o retorno de Marcelo à lateral esquerda. Já o meia-atacante Douglas Costa, recuperado de lesão, volta a ter condições e reforçará o banco de suplentes. Na Bélgica, a boa entrada de Fellaini e Chadli no segundo tempo das oitavas contra o México e que culminou com um gol de cada na virada por 3 a 2 deve torná-los titular nesta tarde. Ainda mais porque, com isso, o técnico Roberto Martínez fortalece o jogo aéreo da equipe.

FICHA TÉCNICA

Brasil x Bélgica – 6/7, às 15h

Alisson; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Técnico: Tite

Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Meunier, Witsel, De Bruyne, Fellaini e Chadli; Hazard e Lukaku. Técnico: Roberto Martínez