Esportes

Brasil vence o Irã e leva o ouro no futebol de 5

As finais do futebol costumam, pela tensão natural, ser um teste para a paciência do torcedor. Imagine isso em absoluto silêncio. A torcida bem que tentou fazer e pedir silêncio, não aplaudir diante dos lances geniais protagonizados pela seleção, mas não foi possível. O Brasil venceu o Irã por 1 a 0 neste sábado e conquistou o seu quarto ouro paralímpico no futebol de 5 (para cegos) com muitos pedidos de silêncio vindos do juiz, do locutor e dos jogadores adversários.

Jogando em casa pela primeira vez os invictos jogadores do Brasil gostaram do calor da torcida. E não pretendem desacostumar disso. A paixão do brasileiro conquistou a todos. Os gritos de ‘uh’, ‘ah’ e as muitas palmas e xingamentos ao juiz deram aos jogadores a certeza de que o estádio estava lotado, e estava, e o gostinho que a seleção de Neymar costuma ter.

A partida começou morna, com os dois times tomando cuidado. Ninguém queria se arriscar muito. Aos 12 minutos, Ricardinho marcou em um lance individual depois de driblar três e bater rasteiro, no canto esquerdo. O goleiro Meysam Shojaeiyan, com 1m97, e que até então não havia tomando nenhum gol na competição, deixou a bola passar por entre as pernas.

No final do primeiro tempo, em outro lance individual, Ricardinho quase marcou, mas a bola saiu pela linha de fundo. O Irã praticamente não ameaçou o Brasil no primeiro tempo, mas atrapalhou os planos da seleção com uma defesa bem marcada.

No segundo tempo, o Irã investiu na marcação e chegou a assustar numa confusão na grande área, para desespero do goleiro Luan, que só pode tocar na bola quando ela entra na pequena área. O Brasil ameaçou duas vezes com Jefinho, mas o placar terminou mesmo em 1 a 0.

Era o suficiente. Com o apito a final, a torcida finalmente estava liberada para gritar. O ouro era do Brasil.

As medalhas do Brasil na Paralimpíada