Esportes

Brasil vence Argélia no goalball e garante vaga nas quartas de final

Com seis gols de Leomon Moreno e em partida terminada quando ainda faltavam 7m13s para o fim, a seleção brasileira masculina de goalball venceu a da Argélia por 12 a 2, na manhã deste domingo, na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra. Na modalidade, quando uma equipe chega a dez gols de diferença, o confronto é dado como encerrado.

O resultado garante o Brasil nas quartas de final da competição. No encerramento da primeiro fase, na próxima terça-feira, a equipe enfrenta a Alemanha, às 10h15, novamente na Arena do Futuro.

Paralimpíada MATÉRIAS PAPEL 10/09

O Brasil começou com tudo. Com quatro minutos já vencia por 6 a 0: cinco de Leomon e um de Romário. A Argélia descontou com Mohamed Mokrane. Mas Romário voltou a marcar: 7 a 1. De pênalti, ele ampliou para 8 a 1. Mokrane diminuiu novamente. Leomon fez 9 a 2.

Romário ainda perdeu uma penalidade. Porém, Alex compensou ao defender pênalti cobrado por Mokrane.

Para dar um força nos pedidos de silêncio, constantemente realizado pelos árbitros durante a partida, voluntários exibiam plaquinhas com a frase “silêncio por favor”, também traduzida para o inglês. A modalidade é praticada por atletas cegos, que precisam ouvir o barulho do guizo da bola para se guiarem nas jogadas.

Logo no início do segundo tempo, Alexsander aumentou para 10 a 2. O sistema de som passou então a informar sobre a regra dos dez gols de diferença. E josemarcio deu números finais à partida, ao marcar duas vezes: 12 a 2.

O artilheiro Leomon comemorou muito o resultado, principalmente pelo fato de o público ter lotado a Arena do Futuro.

– Quando estávamos chegando soubemos que os ingressos estavam esgotados (embora houvessem alguns lugares vazios na arena). Nunca jogamos para uma torcida tão grande. Acho que foi a maior que já jogamos. Foi lindo demais, até porque minha namorada e minha família estavam aqui – comentou o jogador.

Conteúdo de uma matéria só: quadro de medalhas

Leomon possui uma doença hereditária chamada retinose pigmentar e teve perda de visão progressiva. Hoje só enxerga só tem noções de luminosidade. Ele conheceu o esporte através dos irmãos mais velhos, Leandro e Leonardo, também cegos e ex-jogadores da seleção brasileira de goalball.

– Fui batizado assim para combinar com o nome dos meus irmãos. Somos de Brasília. Lá, já pratiquei atletismo, ciclismo, futebol de cinco, judô e natação. Como fui perdendo a visão aos poucos, quando ainda enxergava mais, eu levava meus irmãos para os treinos do goalball. E aí comecei a jogar também. Somos o orgulho da nossa mãe coruja – conta Leomon, atualmente jogador do Santos. Os primogênitos da família Moreno seguem atuando no time do Uniace, de Brasília.

Ao fim do jogo, atletas e comissão técnica da Argélia foram procurados para comentar o sumiço da equipe feminina de goalball, que não compareceu aos jogos diante de Estados Unidos e Israel, perdendo as partidas por WO. Porém, ninguém quis falar com a imprensa.