Esportes

Brasil tenta dar “o troco” na China

Rio de Janeiro – Atual campeã e em busca do 12º título da competição, a seleção brasileira feminina de vôlei inicia nesta quarta-feira os desafios da Fase Final do Grand Prix, em Nanjing, na China. No primeiro compromisso, o Brasil enfrenta das donas da casa, às 8h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV 2.

A seleção chinesa está “entalada” na garganta das brasileiras, que foram eliminadas pelas asiáticas nas quartas de final dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e ainda viram as rivais soltar o grito de “é, campeão” no Rio de Janeiro. Desta vez, em solo chinês, o Brasil quer dar “o troco”.

A seleção chega para a disputa do título com a terceira melhor campanha da fase classificatória, com 18 pontos (seis vitórias e três derrotas). A China, país sede da Fase Final, ficou na sétima colocação, com 13 pontos (cinco resultados positivos e quatro negativos).

O treinador José Roberto Guimarães comentou sobre a expectativa para o duelo desta quarta-feira. “A China é atual campeã olímpica e manteve a mesma base dos Jogos Olímpicos do Rio. Elas vão jogar em casa e terão o apoio da torcida. É uma grande equipe, com uma das melhores atacantes do mundo, a Zhu. É o time a ser batido no mundo. O nosso saque será muito importante, assim como o nosso sistema defensivo. Tivemos a oportunidade de treinar a nossa relação entre o bloqueio e a defesa nesses dias que antecederam A Fase Final e vamos precisar ter um passe melhor. Esse jogo será mais uma final para nossa equipe”, disse o treinador, que na segunda-feira completou 63 anos de idade e quer a vitória como presente atrasado.