Cotidiano

Brasil tem o pior desempenho do PIB entre 33 economias do mundo

201608181040175516.jpgSÃO PAULO. A queda de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano, em relação a igual período de 2015, manteve o Brasil na lanterna do ranking de países que mais crescem no mundo. Numa avaliação do desempenho de 33 economias no trimestre passado, elaborado pela consultoria Austin Rating, o Brasil aparece na última colocação, atrás, com boa distância, da Rússia, que ficou no penúltimo posto e cujo PIB encolheu 0,6% na mesma comparação, e da Grécia, o ante-penúltimo, com queda de 0,1%.

? Novamente, o Brasil foi superado pelas economia da Grécia, da Rússia e da Ucrânia ( que cresceu 1,3% no segundo trimestre, apesar dos conflitos internos), que até o último trimestre de 2015 estavam com desempenhos piores ? observa Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, e autor do ranking, observando que o desempenho acumulado do primeiro semestre da economia brasileira é ainda pior, com retração de 4,6%.

Para Agostini, as mudanças na gestão da economia já sinalizadas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sinalizando que pretende priorizar o controle dos gastos públicos via redução de despesas, já têm gerado efeitos positivos em indciadores de confiança e intenção de investimentos, ainda que moderados.

Em razão dos resultados do segundo trimestre, que já mostrou uma desaceleração na queda do PIB ? no primeiro trimestre, o PIB brasileiro apresentará retração de 5,4% ante igual período de 2015 ?, Agostini revisou sua projeção de retração na economia este ano, antes de 3,9%, para 3,1%. E espera agora alta de 1,1% em 2017, ante expectativa de crescimento nulo anteriormente.