Cotidiano

Brasil sobe dez posições em ranking de logística do Banco Mundial

ECO Banco Mundial divulgou na manhã desta terça-feira em Washington a edição de 2016 de seu relatório bienal de logística, onde o Brasil é um dos destaques positivos. Intitulado “Conectar-se para competir 2016: a Logística Comercial na Economia Mundial”, que coloca o Brasil em 55º lugar entre os 160 países avaliados. No levantamento de 2014, o Brasil aparecia na 65ª posição.

O Brasil aparece em melhor situação que muitos países vizinhos, como Argentina (66), Uruguai (65), Colômbia (94), Peru (69) e Paraguai (101), mas abaixo do Chile (46) e do México (54). Entre os Brics, contudo, o país aparece melhor apenas que a Rússia (99), e perde para África do Sul (20), China (27) e Índia (35). O levantamento leva em conta estudos de mais de 120 especialistas. No Brasil, foi ouvido o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), do Rio.

O relatório não aponta os motivos que fizeram o Brasil melhorar, embora indique que o Banco Mundial tem, cada vez mais, se interessado por projetos de logística urbana no Brasil. Entre os emergentes de renda média superior, o Brasil só ganhou menos posições no ranking que Botswana (saldo de 63 colocações) e África do Sul (14 posições à frente em dois anos).

O documento, contudo, detalha os pontos fortes e fracos de cada país. O Brasil vai bem nos itens “logística e competência” (45), “rastreabilidade” (46) e “infraestrutura” (49), e perde posições em “custo” (70), “embarque internacional” (68) e “pontualidade” (57).

O ranking global é liderado pela terceira vez consecutiva pela Alemanha, seguida de Luxemburgo, Suécia, Holanda, Cingapura, Bélgica, Ásutria, Reino Unido, Hong Kong e Estados Unidos, nas dez primeiras posições. A Síria, em guerra há mais de cinco anos, é a pior qualificada.

O documento indica que os avanços no desempenho logístico das economias menos desenvolvidas desaceleraram pela primeira vez desde 2007, enquanto as economias emergentes continuam implementando iniciativas logísticas integradas que seguem melhorando seus desempenhos.

“O desempenho logístico tanto no comércio internacional como no mercado interno é fundamental para o crescimento econômico e para a competitividade dos países. Uma logística eficiente conecta as pessoas e as empresas com os mercados e as oportunidades, ajuda alcançar os níveis mais elevados de produtividade e de bem-estar. Infelizmente, a diferença entre os países pobres e ricos em matéria de desempenho logístico continua existindo e a tendência de convergência observada entre 2007 e 2014 se reverteu no caso de países com o pior desempenho”, explicou Anabel González, diretora do Departamento de Práticas Mundiais de Comércio e Competitividade do Branco Mundial no texto que explica o relatório, de 63 páginas.