Esportes

Brasil perde para Turquia e dá adeus à chance de medalha no basquete

RIO – A seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas perdeu para a da Turquia por 65 a 49, na Arena Olímpica do Rio, pelas quartas de final, e está fora da disputa por medalhas nesta Paralimpíada. A equipe se despede da competição na decisão do quinto lugar, contra a Austrália, atual campeã mundial, no sábado, às 15h15m, novamente na Arena Olímpica do Rio.

O jogo começou equilibrado nos primeiros instantes. Mas logo os turcos tomaram conta das ações. Com pouco quase quatro minutos para o fim do quarto, a Turquia vencia por 10 a 2. A etapa terminou em 19 a 8.

No segundo quarto, os turcos se soltaram ainda mais. Aos quatro minutos, já haviam passado dos 20 pontos de vantagem (33 a 12). Marcos tentou iniciar a reação para o Brasil. Anotou uma sequência de pontos. Mas que não foram suficientes para isso. A seleção brasileira foi para o intervalo perdendo por 39 a 20.

O Brasil voltou melhor para o terceiro quarto, que começou animado. Era ponto para lá, ponto para cá. Esse era o problema: mesmo com o ataque crescendo em quadra, a defesa não conseguia segurar os turcos. Aos nove minutos, a equipe anfitriã finalmente conseguiu diminuir a diferença no placar para 15 pontos (49 a 34). Mas a etapa acabou em 53 a 34.

O panorama não se alterou muito no último quarto. Faltando três minutos para o fim do jogo, a Turquia vencia por 65 a 45. Já não dava mais tempo para reagir, embora o Brasil seguia lutando. Inclusive a seleção venceu a etapa (15 a 12).