Esportes

Brasil perde para os EUA na estreia do basquete em cadeira de rodas

RIO ? O Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos na estreia do torneio masculino de basquete de cadeiras de rodas da Paralimpíada, 75 a 38, na tarde desta quinta-feira, na Arena Olímpica do Rio, no Parque Olímpico da Barra. O cestinha da seleção brasileira foi Marcos Candido, com 12 pontos.

? Pegamos logo de cara um dos melhores times do mundo. Mas pelo menos tiramos o peso da estreia. Agora é trabalhar. Foi maravilhoso ter a torcida ao nosso lado, mas enfrentamos um adversário superior ? comentou Marcos. ? O grupo está muito unido. Não prometemos medalha, mas prometemos muita vontade.

O Brasil jamais chegou ao pódio na modalidade em paralimpíadas. Já os Estados Unidos, como maior potência do mundo no basquete, são os maiores detentores de medalhas de ouro na história paralímpica, no masculino (sete, no total). Porém, desde Seul-2008 não chega ao lugar mais alto do pódio. Em Londres-2012, ficou com o bronze. O Canadá foi o campeão, após vencer a Austrália na decisão.

Com ou sem jejum, os americanos são favoritos ao ouro no Rio. E comprovaram isso em quadra. A seleção brasileira até começou bem (2 a 2), mas logo os americanos deslancharam. O primeiro quarto acabou em vantagem de 15 a 4. Vantagem essa que foi só se ampliando. Antes do intervalo, os Estados Unidos venciam por 39 a 16.

O público foi bom na Arena Olímpica do Rio. A torcida vibrava com as cestas brasileiras. Mas não adiantava muito. A superioridade americana crescia cada vez mais a medida que o tempo passava. O terceiro quarto terminou em 56 a 24. O Brasil ainda deu um gás no fim. A parcial foi apertada (19 a 14). Mas àquela altura já era impossível qualquer reação.

Nesta sexta, o Brasil enfrenta a Argélia, também na Arena Olímpica do Rio, às 21h.