Esportes

Brasil perde para EUA e dá adeus ao sonho da medalha no basquete feminino

RIO – Não deu mesmo para a seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas. Pelas quartas de final, diante dos Estados Unidos, o Brasil deu adeus ao sonho de conquistar uma inédita medalha na modalidade, ao ser derrotado na noite desta terça-feira, na Arena Olímpica do Rio, no Parque Olímpico da Barra, por 66 a 35.

Apesar disso, a equipe ainda tem um compromisso nesta Paralimpíada: na sexta, disputa o sétimo lugar com a França, às 9h30m, também na Arena Olímpica do Rio.

As americanas, únicas com 100% de aproveitamento até agora na competição, abriram logo oito pontos de vantagem. O Brasil só marcou os dois primeiros pontos com quase quatro minutos de jogo, através de Vileide. A torcida se animou, tentando empurrar a seleção. A defesa dos Estados Unidos não dava chance aos ataques brasileiros. Com cinco minutos, o placar apontava 15 a 2. Uma parte da torcida já gritava o famoso “Eu acredito!”, antes mesmo de o primeiro quarto acabar. Aos nove minutos, mais dois pontos para o Brasil (19 a 4). A etapa terminou em 21 a 4 em favor da equipe americana.

A seleção brasileira chegou aos 10 pontos próximo aos cinco minutos do segundo quarto (27 a 10). A defesa já conseguia marcar melhor as americanas. Na arquibancada, seguiam os gritos de incentivo. Mas a superioridade dos Estados Unidos não dava margens para reação. O Brasil foi para o intervalo perdendo por 35 a 13.

A equipe anfitriã voltou melhor para o terceiro quarto, equilibrou um poucos as ações. Os números somente da etapa mostram isso (11 a 10 em favor das americanas). Mas era vantagem demais para ser tirada, ainda mais diante de um time tão forte. No início do quarto quarto, o placar apontava vitória do Estados Unidos por 46 a 23.

A torcida ainda vibrava. Cantava “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Faltando sete minutos para o fim, as americanas fizeram 50 a 25. E seguiram no mesmo ritmo. Mesmo se conseguisse reagir, o Brasil não tinha mais tempo para isso. Só restou ao público aplaudir a vontade do time verde e amarelo, em sua honrosa despedida contra a principal candidata ao ouro paralímpico.