Esportes

Brasil perde para a França e está fora no basquete feminino

A seleção já havia sido derrotada antes por Austrália, Japão e Belarus

RIO – Durou pouco, muito pouco, a participação da seleção brasileira feminina de basquete na Olimpíada do Rio. Depois de um início empolgante, o Brasil sucumbiu aos seus erros e ao melhor conjunto da França e perdeu por 74 a 64 na tarde desta quinta-feira, na Arena da Juventude.

A seleção já havia sido derrotada antes por Austrália, Japão e Belarus. No sábado, o Brasil, já sem chances, enfrenta a Turquia às 15h30m, na Arena da Juventude. Esta é a terceira Olimpíada seguida que as meninas do basquete não passam da primeira fase.

O Brasil começou com tudo na partida, empurrado por uma torcida vibrante e marcando os primeiros sete pontos. Damiris estava com a mão quente e terminou o primeiro quarto com 12 pontos. A França aos poucos foi encostando no placar e empatou com uma bola de três no segundo final: 20 a 20.

No segundo quarto, as francesas passaram à frente pela primeira vez a 2m30s do fim do segundo quarto, com 31 a 29, e não olharam mais para trás. O Brasil ficou nervoso e começou a errar no ataque e na defesa, indo para o intervalo com desvantagem de seis pontos: 35 a 29.

A partir daí,o prejuízo só aumentou. Mais consistentes, as francesas, com bom aproveitamento nas bolas de três, chegaram a abrir 14 pontos no terceiro quarto. O Brasil ensaiou uma reação e uma bandeja de Joice no último lance do período levantou a galera, mas a arbitragem não validou os pontos, alegando que o cronômetro já havia zerado.

O Brasil entrou no último quarto perdendo por 57 a 48. No banco, o técnico Antônio Carlos Barbosa, sentado com a mão no rosto, era a imagem do desânimo. A torcida presente à arena em Deodoro voltou a cantar “Eu acredito”, um tema constante na campanha olímpica da seleção feminina. Em quadra, porém, as meninas do Brasil não conseguiram reagir e a França fechou o jogo em 74 a 64.