Saúde

Brasil passa de 70 mil mortos; no mundo, são mais de 12 milhões de infectados pelo novo coronavírus

Mundo tem novo recorde diário, com 228.102 infecções confirmadas em 24 horas

Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Ministério da Saúde divulgou na noite desta sexta-feira (10) o registro de mais 45.048 casos de covid-19 e 1.214 novas mortes, elevando para 70.398 óbitos e 1.800.827 infectados pelo novo coronavírus desde o primeiro da pandemia no Brasil.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) registrou novo recorde diário de casos globais da covid-19 nesta sexta, de acordo com relatório oficial. Foram 228.102 infecções confirmadas em 24 horas, sendo que os países com os maiores registros foram Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul.

O recorde anterior era de 4 de julho, quando o planeta somou 212.326 casos em um dia. As mortes seguem estáveis: cerca de 5 mil diariamente.

Em todo o mundo são mais de 12,3 milhões de infectados e 556.863 mortes causadas pela covid-19.

Diante do avanço da pandemia, o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu que a pandemia do novo coronavírus segue fora de controle e, em prantos, pediu unidade para a humanidade, dias depois de os Estados Unidos entrarem com pedido formal de saída da OMS. “A grande ameaça que enfrentamos agora não é o vírus em si, mas a ameaça é a falta de liderança e solidariedade em níveis globais e nacionais”, disse o diretor da OMS em Genebra, na Suíça. “Esta é uma tragédia que… na verdade… está nos fazendo sentir falta de nossos amigos. Perdendo vidas… E não podemos enfrentar essa pandemia com um mundo dividido (…) Por que é tão difícil para os humanos se unirem, para lutar contra o inimigo?”